Menu
Minha Brasília

#Minhabrasilia Entre asas e eixos – 3 ª Temporada – Uma cidade embaixo do Lago Paranoá

A 38 metros de profundidade, o Lago Paranoá esconde um lugar que um dia abrigou mais de 15 mil trabalhadores

Daniel Zukko

18/11/2019 12h51

Atualizada 03/04/2020 15h30

#Minhabrasilia Vila Amaury

A Vila Amaury, criada por um dos funcionários da Novacap, o Amaury Almeida, que na época conduzia o movimento pró-moradia, era o responsável por organizar a chegada dos novos migrantes e alojá-los nas cidades. Em 1959, perto da inauguração, havia um fluxo muito grande de pessoas no centro, e como a cidade estava perto de ser inaugurada, o funcionário formou a então vila, como explica a sua filha, Elizabeth Pinheiro.

“Quando estava perto da data da inauguração, o doutor Ernesto Silva pediu que meu pai removesse todos os candangos que moravam perto da área da inauguração. Ele sabendo que o Lago ia subir, fez uma vila próxima a esse local com a intenção de que quando o Lago subisse o governo se mobilizasse para arrumar um lugar para que esses candangos morassem”.

O vilarejo está localizado entre o Iate Clube e o clube Cota Mil, não tem ao certo registros do local exato em que a vila foi inundada. O espaço servia apenas para descanso, porque durante o dia, os operários se ocupavam na construção do Congresso Nacional e dos Ministérios.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado