Fonte: BBC Brasil e Congresso em Foco
Às vésperas das eleições do próximo ano, o debate sobre campanhas eleitorais nas redes sociais norteia o cenário político. Reportagem do site BBC Brasil revela um exército de perfis falsos usado para influenciar eleitores. O esquema conta, inclusive, com empresas especializadas, que contratam funcionários para alimentar esses perfis e emitir opiniões com objetivo de manipular a opinião pública em temas diversos, de interesse do contratante.
De acordo com o texto da jornalista Juliana Gragnani, que apurou o tema ao longo de três meses, a estratégia de manipulação eleitoral e da opinião pública nas redes sociais seria similar à usada nas eleições americanas e já existe no Brasil desde 2012.
No período, a reportagem entrevistou quatro pessoas, supostos ex-funcionários de uma empresa, além de ter reunido “vasto material com o histórico da atividade online de mais de 100 supostos fakes e identificou 13 políticos que teriam se beneficiado da atividade”.
Leia a reportagem completa:
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42172146