Menu
Mídias e Identidade

Os 14 mil militares alemães que se renderam aos brasileiros

Arquivo Geral

30/04/2018 18h39

Pracinha negro da FEB vigia os alemães capturados

Ontem, dia 29 de abril, completaram-se 73 da rendição doa 14 mil soldados da 148ª Divisão Alemã ao comando da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no contexto da Segunda Guerra Mundial no Norte da Itália.


Há um relato atribuído ao general Otto Fretter que é simbólico sobre a importância do fato:

“29 de abril, uma grande data !

Corria o ano de 1962 , um Oficial do Exército Brasileiro foi fazer intercâmbio na Alemanha com a Escola de Comando e Estado-Maior de lá, os Oficiais alemães convidaram o brasileiro para um happy-hour numa taverna próxima a Escola e foram todos fardados , lá chegando o Oficial brasileiro notou que um senhor bem idoso não parava de o observar, então em dado momento o ancião se levantou e com um enorme caneco de chopp na mão perguntou num português perfeito, o senhor é do Brasil? e o Coronel , surpreso , respondeu; sim sou do Exército Brasileiro, e o ancião então disse ; o dia 29 de abril é uma grande data no seu Exército não é?

– O senhor deve estar enganado, nossa data magna é o 25 de agosto, dia do Soldado.

O ancião então respondeu:

– Ah vcs brasileiros …! O tempo passa e continuam um povo sem memória… eu tenho amigos no Rio Grande do Sul , Já estive no Brasil três vezes …
– Mas quem é o senhor? Perguntou curioso o Coronel brasileiro.

– Muito prazer, Eu sou o General Otto Fretter , eu me rendi ao Exército Brasileiro com meus 14.000 soldados em 29 de abril de 1945 , isto deveria ser motivo de orgulho e uma data nacional para todos vocês …

A memória por vezes é um bálsamo…

Berlim , outubro de 1962

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado