Menu
Mídias e Identidade

Gestor em ascensão na Esplanada

Arquivo Geral

03/03/2018 9h25

17/11/2017. Credito: Antonio Cunha/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília – DF. Juvenal Araujo, secretario nacional de politicas de promocao da igualdade racial.

O secretário nacional de Igualdade Racial, Juvenal Araújo, vem sendo visto como um gestor em ascensão na Esplanada dos Ministérios.

Perante a comunidade afrodescendente, chama a atenção o desempenho que Juvenal Araújo demonstrou ao conseguir retomar várias ações públicas que estavam paralisadas na Seppir. Isso apesar o contexto de dificuldades financeiras e políticas que o governo federal enfrenta.

O programa Brasil Quilombola e o Juventude Viva são algumas dessas politicas que Juvenal Araújo conseguiu fazer deslanchar na pasta. Outro dado importante, no ano passado, a Seppir bateu um recorde na destinação de emendas parlamentares voltadas para as políticas de igualdade racial.

A articulação e o empenho do secretário se traduziu na obtenção do montante de R$ 153 milhões em emendas. Recursos para serem utilizados neste ano, de 2018. Para se ter uma ideia nos últimos 14 anos, a pasta havia conseguido um montante de somente R$ 185 milhões, somados todos os anos.

Além disso, o secretário está à frente da IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada em maio, deste ano. A conferência será o maior evento da área social do governo federal em 2018. Logo tende a ser uma referência nacional e internacional.

Minas

Em Minas Gerais, sua base poítica, tem sido sondado para concorrer a uma cadeira da Assembleia Legislativa estadual ou como deputado federal pelo PSDB legenda a que é filiado.

No ninho tucano, Juvenal Araújo conquistou credibilidade por ter tido iniciativas que fortaleceram o partido na área da igualdade racial. Coube a ele há quatro anos a iniciativa de criar o secretariado da militância negra do PSDB Nacional, atual Tucanafro.

Fruto dessa ação, hoje o PSDB se tornou o partido com o maior número de prefeitos pretos (conforme critérios do IBGE). É o segundo em número de vereadores pretos. Fica atrás apenas do PMDB, de acordo com estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para os tucanos mineiros, o desempenho que Juvenal Araújo vem tendo no comando da Seppir o cacifa como candidato competitivo no pleito de outubro deste ano. O prestígio do secretário não se limita ao quadros do PSDB.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado