Menu
Inspiração

Tá gripado? A nutrição te ajuda!

Arquivo Geral

07/08/2019 14h47

Atualizada 14/08/2019 12h06

Tá gripado? A nutrição te ajuda!

Tá gripado? A nutrição te ajuda!

Por Andressa Marchi

Gripes e resfriados são condições imunológicas relacionadas a infecções virais e alterações em nossas barreiras de defesa naturais do corpo.

A prevalência destas condições é aumentada em alguns períodos do ano em que as temperaturas sofrem quedas. Assim, muitos buscam estratégias para reduzir o risco destas alterações imunológicas, bem como para reduzir o tempo dos sintomas quando já ocorreu a infecção.

A alimentação saudável desempenha importante função nestes critérios, uma vez que determinados nutrientes e fitoquímicos atuam como potentes imunomoduladores, exercendo efeitos inibitórios na replicação viral e na proteção de mucosa.

O alho é um dos alimentos mais relatados para redução do risco e do tempo de gripes e resfriados, pela presença de alicina. Em uma análise realizada com 120 participantes observou-se que o uso de alho envelhecido melhorou a atuação proliferativa de células T e natural killers, dado que foi correlacionado com a redução da severidade de gripes e resfriados relatados, em comparação ao grupo que recebeu placebo durante 90 dias.

A vitamina D é outro nutriente que tem sido proposto para saúde da mucosa do trato respiratório. Um recente estudo realizado com pacientes obesos mostrou que altas concentrações de vitamina D foram correlacionadas com melhora das funções pulmonares e redução de inflamação no trato respiratório.  O consumo de vitamina D – podendo ser via alimentar e, quando necessário, por suplementação – reduz os episódios e a severidade de gripes e resfriados6 Além da exposição solar, a vitamina D pode ser adquirida por alimentos fontes, como peixes e ovos.

De forma complementar, o consumo de fontes alimentares de zinco também é associado à redução de gripes e resfriados. Ele é encontrado em castanhas, grãos integrais e em alguns cereais.

Portanto, a alimentação saudável pode reduzir os problemas respiratórios que acometem parte da população em determinados períodos do ano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado