Menu
Inspiração

Doença de Alzheimer: um novo tipo de diabetes?

Redação Jornal de Brasília

05/08/2019 13h49

Atualizada 14/08/2019 12h09

Doença de Alzheimer

Doença de Alzheimer

Por Andressa Marchi

A doença de Alzheimer, forma mais comum de demência que afeta a população idosa, é caracterizada pelo acúmulo de placas ?-amiloide no cérebro. Dentre os fatores dietéticos associados com a doença, tem sido mostrado que sua etiologia (podemos dizer também com sua causa) relaciona-se com prejuízos no metabolismo da glicose, resistência à insulina e hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue).

Estudo com adultos sem comprometimento cognitivo mostrou associação entre níveis aumentados de glicemia de jejum e aumento da carga amiloide cerebral. Nesse sentido, indivíduos com diabetes tipo 2 são uma população de alto risco para desenvolver demência e apresentam uma progressão mais rápida de comprometimento cognitivo leve para doença de Alzheimer.

Dentro desta temática, estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition avaliou o impacto do índice glicêmico da dieta sobre o desempenho cognitivo em 128 idosos saudáveis (sem comprometimento cognitivo). Foi encontrado que o índice glicêmico da dieta, o consumo de açúcar e de carboidrato (análise sem distinção para carboidratos refinados ou integrais) foram significantemente maiores nos participantes com níveis mais elevados de proteína ?-amiloide.

Especificamente sobre o índice glicêmico, foi encontrada associação positiva com a carga amiloide global e em regiões cerebrais consideradas mais críticas, independente de fatores como idade, sexo e educação. No que se refere ao desempenho cognitivo, foi encontrada associação inversa com o consumo de açúcar (ou seja, quanto maior o consumo, pior o desempenho cognitivo).

Os dados encontrados são importantes pois mostram que, anteriormente à manifestação clínica da doença de Alzheimer, a dieta exerce direta influência sobre a carga amiloide cerebral, contribuindo para estratégias de saúde relacionadas à redução do risco da doença em questão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado