Menu
Gilberto Amaral

Rio Branco chocado

Arquivo Geral

15/04/2019 7h00

O espírito do Barão do Rio Branco está estupefato com o desempenho do atual chefe da instituição da qual é patrono. Uma lástima! Jamais se viu tanta mediocridade. Queixa-se com razão o presidente Jair Bolsonaro (foto) da imagem ruim do Brasil no exterior. Vai piorar se não mexer no Itamaraty.

Militares na Esplanada
A propósito: dois dos melhores ministros da Educação de todos os tempos eram militares: o coronel Jarbas Passarinho (Governo Costa e Silva) e o general Ruben Ludwig (Governo Figueiredo). Bolsonaro perdeu esta semana uma boa oportunidade para repetir a experiência exitosa do passado, sobretudo porque o MEC está de cabeça pra baixo.

Mourão, uma saída
Dar um dever de casa aos vice-presidentes da República já foi testado e deu certo: o saudoso José Alencar (vice de Lula) foi um excelente ministro da Defesa, como atestam os próprios militares. O vice de Bolsonaro, o competente general Hamilton Mourão (foto), daria um chanceler apropriado ao momento nacional e internacional.

Sem censura
Nos meus mais de sessenta anos de jornalismo cada dia que passa, me decepciono mais com a imprensa brasileira. As acusações indevidas e mentirosas que estão sendo publicadas são um desrespeito, não só aos acusados, mas aos leitores. Em todo o meu tempo de jornalismo nunca publiquei uma notícia falsa que me causasse transtorno ou sequer um processo. Quando o jornalismo descamba para a mediocridade, na minha opinião, repito, na minha opinião, a censura faz falta.

Alô, alô Detran
Mais uma vez voltamos ao assunto. Se qualquer pessoa tiver um enfarte e precisar chegar numa ambulância ao hospital do coração, morre no caminho. A ruela que dá acesso na esquina do Santa Lúcia tem carros dos dois lados e ninguém passa.

Prevenção
Henrique França Campos (foto), fundador da ONG “Salve a Si”, que faz um fantástico trabalho com dependentes químicos, profere importante palestra, no dia 24, das 8h às 10h, auditório da EdN, para alunos e corpo docente. Em sua abordagem, Henrique fará uma série de exposições e recomendações de como atuar para que os jovens façam escolhas saudáveis.

Pesar
Brasília e o Brasil perderam, nas últimas semanas, três notáveis mentes brilhantes sempre voltadas a trabalhar pelo bem comum da sociedade brasileira. Amigos de longa data deste colunista, Gervásio Baptista, Benjamim Roriz e Márcio Cotrim ocupam agora lugares de destaque, na Casa do Pai Celestial. Em comum, eles tinham muito amor pela vida, pelo saber, pela cultura, pela política e por Brasília.

Pioneiros
O baiano Gervásio (foto) imortalizou momentos fantásticos da política brasileira – ele foi autor da foto de JK segurando o chapéu -, e suas grandes realizações. Sua história é espelho para muitas gerações de fotógrafos que hoje se destacam no cenário nacional. Benjamim Roriz (foto), incansável, durante mais de seis décadas emprestou o seu conhecimento e comprometimento em importantes passagens pela vida pública, como secretário de Governo do DF. Homem das letras, detentor de conhecimento ímpar, Márcio Cotrim (foto), meu colega no Correio Brasiliense, nos presenteou com projetos culturais de primeira grandeza, além de belas crônicas e várias obras publicadas. Salve Deus!

Business
Quem esteve em Brasília foi o CEO do Club Med para a América Latina, Janyck Daudet. Com ele, vários empresários milionários chineses. Resumo da história: compraram todos os clubes do mundo. Será que vão mudar o Méditerranée para Chinarée?

Hely…
Se tem uma figura que merece muitos cumprimentos pelo início da revitalização da nossa querida W3 Sul, esse é o empresário pioneiro, Hely Walter Couto (foto). Quando se tratava de questões ligadas à avenida comercial, ele estava sempre presente, articulando com muitos políticos uma melhora para a sua “menina dos olhos”.

…feliz
Batalhando contra tudo e contra todos os pessimistas, enfim, seus clamores foram ouvidos, e, essa semana ele recebeu do vice-governador, Paco Britto, a boa nova da modernização da W3. Parabéns Hely!

“Brasília, Meu Amor”
Esse é o título do livro que a talentosa escritora Gracia Cantanhede (foto) vai autografar, no próximo dia 23, às 18h30, na Livraria Cultura do CasaPark. Gracia contou todos os detalhes de sua nova obra, em primeira mão, em entrevista exclusiva ao Programa Gilberto Amaral!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado