Menu
Gilberto Amaral

Falta de energia

Arquivo Geral

17/05/2019 6h19

Atualizada 18/05/2019 13h00

Foto: Reprodução

Roraima sofre com a falta de energia por causa do atraso na Linha de Transmissão entre Manaus e Boa Vista, que interligará aquele estado ao sistema nacional. O traçado dessa Linha passa por uma Reserva Indígena que é o motivo de todo o atraso.

Urgência

A Licença Ambiental está travada. No dia 30 de abril, o presidente Bolsonaro afirmou que “a linha será construída independentemente da manifestação indígena”, e prometeu uma solução até o próximo dia 15.

Decisão

Com 715 km o Linhão atravessa 120 km de terras dos Waimiri-Atroari. Em fevereiro, o Ministério de Minas e Energia divulgou decisão do Conselho de Defesa Nacional classificando o projeto como estratégico para a soberania nacional.

Independência

O Estado de Roraima ficará livre da dependência da energia não confiável, da UHE de Guri na Venezuela. Esse é um projeto que está mais “MADURO” do que se possa imaginar.

Atraso

Contratado em 2011, tinha sua energização prevista para 2015. Com as medidas de agora, se saírem do papel, a energização vai para 2021. Enquanto isso, haja óleo combustível para suprir as térmicas da região. Essas informações nos foram passadas pelo amigo Luiz Gonzaga Salomon (foto), engenheiro da famosa escola de Itajubá.

Inovação

Aplicativo de reconhecimento visual vai escanear os menus dos restaurantes para exibir os pratos mais populares dos estabelecimentos via celular. A nova versão do Google Lens deverá ser lançada em agosto e permitirá também, ao clicar na foto do prato, descobrir a composição da comida e comentários deixados pelos clientes.

Cannes

A 72ª edição do Festival de Cinema mais charmoso do mundo foi inaugurado no dia 14 com um protesto contra a homenagem prevista, para o próximo domingo, para Alain Delon. O ator francês, que assumiu publicamente ter batido em mulheres e lançou inúmeras frases insultando minorias, é acusado de machismo, racismo e homofobia. Uma petição assinada por mais de 22 mil pessoas é contra esta Palma de Honra.

Amazônia

O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu Raoni Metuktire, que está em turnê pela Europa para alertar sobre o crescente desmatamento na floresta Amazônica. O famoso cacique deve encontrar diversos chefes de Estado, celebridades, além do Papa Francisco, para denunciar a questão indígena e ecológica no Brasil.

Bacurau

O Western brasileiro de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles estreou mundialmente, sob aplausos, na noite da última quarta-feira, em Cannes. O filme rodado no sertão de Pernambuco está na disputa da Palma de Ouro e concorre com outras 20 produções. Este é o terceiro longa apresentado por Kléber Mendonça Filho no Festival, desta vez sem protestos no tapete vermelho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado