Menu
Gilberto Amaral

Alternativas sustentáveis

Willian Matos

03/05/2019 6h51

O desenvolvimento do setor de alta tecnologia no DF é uma prioridade da administração de Ibaneis Rocha (foto), que procura criar uma base produtiva de alto valor agregado e não poluidora. De acordo com o vice, Paco Britto, com a redução em escala nacional do setor público, o Distrito Federal tem razões em se apressar em criar alternativas sustentáveis para assegurar emprego às centenas de milhares de jovens que a cada ano ingressam no mercado de trabalho e que não mais encontram oportunidades no setor público.

Alta tecnologia


Governo e setor privado do Distrito Federal e da Suécia, particularmente Estocolmo, vão se manter conectados de maneira permanente, com o objetivo de desenvolver em conjunto, nos empreendimentos na esfera de alta tecnologia, em particular na da TI, inteligência artificial e Internet das Coisas.

Iniciativas conjuntas

Segundo Paco Britto, vice-governador do DF, que acaba de chefiar missão a Estocolmo, essa aproximação entre as duas partes já terá um desdobramento neste mês de maio, quando uma missão de jovens empresários suecos desses setores virá a Brasília para estabelecer (em alguns casos, continuar) contatos para iniciativas conjuntas em startups.

Seminário

Em outubro, será a vez de jovens brasilienses, empresários e especialistas em TI aplicada à mineração, viajarem a Estocolmo para participar de seminário de inovação que será promovido pela Embaixada do Brasil. Trata-se de uma excelente oportunidade para nossos jovens empreendedores mostrarem o que já têm feito na área de sensores de segurança para barragens e outras.

Memorando

A empresa sueca Tannak International e a brasiliense Levertech assinaram no dia 27, em Estocolmo, um Memorando de Entendimentos para instalação no Distrito Federal de um núcleo (hub) de Internet das Coisas (IOT), envolvendo, além das signatárias, outras empresas e instituições, em particular da área acadêmica.

Modernização

Presente à cerimônia de assinatura do documento, o vice-governador Paco Britto disse que a iniciativa – a criação do hub – se encaixa perfeitamente na proposta de modernização e diversificação da economia do DF proposta pelo governador Ibaneis Rocha.

Suécia no DF

No documento que firmaram, as duas empresas observaram que o entendimento “é uma consequência da visita da delegação de Brasília a Estocolmo entre os dias 24 e 26” e anunciaram a vinda de uma delegação empresarial sueca ao DF para as primeiras providências para a instalação do “hub”. Elas seguirão regras e parâmetros determinados pelo Plano Nacional para a Internet das Coisas recentemente aprovado pelo Governo Federal.

OAB em…

Neste sábado, o desembargador-ministro Carlos Fernando Mathias de Souza (foto) proferirá aula inaugural da cátedra OAB de Jurisprudência do Direito Brasileiro, na faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. As atividades acadêmicas iniciais da disciplina constituíram em duas partes, a primeira será a exposição teórica doutrinária e a segunda parte com a análise da jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal, do STJ, do TSE e do TST.

…Coimbra

Nessa segunda parte serão examinados enunciados das respectivas cortes, inclusive com os casos que as fundamentaram. A disciplina é o resultado de um convênio firmado entre a OAB Nacional e a faculdade de Direito de Coimbra, onde hoje estuda uma quantidade expressiva de brasileiros na graduação, no mestrado e no doutorado que dela necessitam.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado