Menu
Brasília

Retrospecto

Arquivo Geral

25/08/2016 7h26

Atualizada 24/08/2016 13h27

Não há como negar: por conta da overdose (deliciosa) dos Jogos Olímpicos, o Campeonato Brasileiro (ou melhor, os campeonatos brasileiros, se considerarmos as séries A, B, C e D) perderam um pouco da atenção do torcedor – e do colunista. Na noite de terça-feira retomamos a Segundona, que prossegue amanhã e depois. A elite só volta a campo no sábado, e com apenas uma partida: Ponte Preta x Corinthians. Para que o leitor fique de novo por dentro de tudo o que aconteceu, este colunista, zeloso, fará um retrospecto do que rolou (não escrevi, mas prestava atenção).

Com o Rio de Janeiro ainda mais tumultuado por causa da Olimpíada, dois jogos do primeiro turno estão “pendurados”: Botafogo x Grêmio (da 19ª rodada, marcado para 4 de setembro) e Fluminense x Figueirense (da 18ª rodada, marcado para 3 de setembro). As duas partidas seriam realizadas no Rio de Janeiro, a do alvinegro na Ilha do Governador, no estádio da Portuguesa (que o Botafogo cismou de rebatizar de Arena Botafogo); a do tricolor em Edson Passos (tudo bem, sei que não é Cidade Maravilhosa, mas é na região metropolitana do Rio). Como a segurança estava toda voltada para os Jogos… Adiadas foram.

Por isso, o Grêmio, por exemplo, que poderia ser o vice-líder da Série A se vencesse o duelo contra o Botafogo, ocupa hoje uma modesta sexta colocação. Já o Botafogo não tem do que reclamar: mesmo tendo perdido seu treinador, Ricardo Gomes, para o São Paulo, engrenou uma quinta marcha e agora ocupa o 13º lugar, com 26 pontos ganhos (e, seguindo o raciocínio usado para o tricolor gaúcho, se ganhar o jogo adiado pula para a 11ª colocação). O Fluminense, que silenciosamente conseguiu duas vitórias consecutivas (pela primeira vez no Brasileiro), está em 8º lugar. Se empatar a partida adiada já passa a frente da Ponte Preta. Ganhando, ficará a três pontos do G-4. O Figueirense precisa da vitória para deixar o Z-4. E estou falando apenas das partidas que ficaram “por fazer”…

No fim de semana, como já citei, temos a Macaca recebendo o Timão, no sábado, mas todas as atenções estarão voltadas para o Mané Garrincha, onde o Fluminense enfrentará o Palmeiras – uma vitória do tricolor carioca pode custar a liderança do Brasileiro ao time de Cuca, afinal de contas, o Atlético Mineiro, caladinho, também, está apenas dois pontos atrás na classificação. Não pensem, porém, que o Galo vai ter moleza, não: seu rival, em Porto Alegre, será o Grêmio. E os três pontos podem fazer o time do Olímpico pegar um elevador para subir na classificação. Elevador que já foi utilizado pelo Flamengo, justamente contra o tricolor gaúcho – Leandro Damião e Diego (sim, ele já estreou) acabaram com a festa e levaram o rubro-negro ao quarto lugar, apenas três pontos atrás do Palmeiras.

Lá embaixo, no Z-4, não aconteceram muitas mudanças. O América Mineiro continua com a lanterna na mão, tendo a companhia do Santa Cruz e do Figueirense. A novidade é a presença do Vitória, que acabou ultrapassado por Botafogo e Coritiba e anuncia uma crise. Detalhe importante: o rubro-negro baiano está com o mesmo número de pontos de Cruzeiro (que saiu da zona da degola) e Internacional, que demitiu Falcão, chamou Celso Roth e continua sem ganhar. Anda feia a coisa pelos lados do Beira Rio. Para piorar a situação, o Colorado vai, domingo, a Recife – e o Sport sabe que não pode vacilar para não correr o risco de acabar caindo no Z-4 junto com o Santinha (por isso nem deu tanta atenção assim ao clássico contra o rival pela Sul-Americana).

Como a Segundona parou, o Vasco continua firme e forte na ponta, cinco pontos à frente do Ceará. O Londrina, que jogou terça-feira, perdeu a chance de entrar no G-4 ao ser derrotado, em casa, pelo Goiás. O mesmo aconteceu com o Brasil de Pelotas, que perdeu para o Atlético Goianiense. Com isso, o Dragão reduziu sua distância para o Vasco para apenas três pontos, mas com uma partida a mais (por enquanto, é claro). Lá embaixo, o Sampaio Correia parece ter jogado a toalha – completam o Z-4 da Série B o Joinville, o Bragantino e o Tupi, de Juiz de Fora (Goiás e Avaí, com as vitórias de anteontem, respiraram um pouquinho).

Na Série D foram definidos os duelos das quartas-de-final. Pensam que não são importantes? Pois quem passar já garante lugar na terceira divisão em 2017. Continuam na luta, entre outros, o Fluminense de Feira de Santana (BA), o Volta Redonda (RJ), dois paulistas (São Bento e Ituano), o CSA (AL), o Atlético Acreano, o Moto Club (MA) e o Itabaiana (SE). A terceira divisão ainda tem quatro rodadas da fase de grupos por realizar, mas devo dizer que a Portuguesa está mal, namorando seriamente com mais um rebaixamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado