Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Governo: uma sequência de perdas

Arquivo Geral

14/12/2017 7h00

Empate na Câmara Legislativa significa derrota do governo. Porque se depender do presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), que não é mais da base e estaria bem insatisfeito com a postura adotada pela Liderança do Governo, o voto é “não”. Foi assim na votação do projeto que remanejava dinheiro do Iprev e um crédito ao orçamento, ontem, quando a votação ficou em oito a oito, no Plenário. Com a segunda derrota seguida, com empate de dez a dez, o que restou ao líder do governo, Agaciel Maia (PR), foi retirar o quórum. Com isso, a sessão foi até suspensa – a expectativa era de que fosse encerrado o ano legislativo ontem, com a votação do orçamento para o ano que vem – e será retomada hoje.

Desrespeito

No projeto que remanejava recursos do Iprev, o voto-surpresa foi do deputado Robério Negreiros (PSDB), que, assim como a maioria, se indignou com a forma com que o governo enviou a alteração: por meio de ofício encaminhado diretamente ao presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (Ceof), Agaciel Maia, que também o líder do governo. “Não me considero oposição, nem sou contra o governo, sou independente. Ninguém falou comigo sobre a alteração. Agora, da forma que fizeram, enviar por ofício, que nem foi remetido ao presidente do Poder Legislativo… o certo era mandar uma mensagem para a Presidência fazer os encaminhamentos”, justificou o tucano.

Se ferr****

Com a derrota do governo, Agaciel se dirigiu aos aprovados em concursos públicos, que lotavam as galerias, e disse, com um gesto obsceno, que eles seriam prejudicados com a rejeição à emenda do governo. Aí começou outro debate acalorado.

Inocente

O Tribunal de Justiça do DF inocentou o deputado distrital Cristiano Araújo (PSD) de uma acusação de improbidade administrativa, por nepotismo no caso da indicação da mulher do tio a cargo na Câmara Legislativa, em 2015. “Foi com serenidade e equilíbrio” que o parlamentar recebeu a decisão, disse a assessoria. “Ele sempre acreditou que seria inocentado pelo Tribunal na apelação em segunda instância”, disse o gabinete, em nota

Vai começar tudo outra vez…

A comissão coordenadora do concurso público da Câmara Legislativa do DF anunciou a abertura de prazo para receber novas propostas para escolha da banca para coordenar o certame. As instituições terão de 2 a 15 de janeiro de 2018 para entrega da documentação.

Antídoto à Escola Sem Partido

Deputados evangélicos bem que tentaram, mas não conseguiram emplacar o projeto “Escola Sem Partido”, que é alvo de polêmica em vários estados brasileiros. No DF, o tema rendeu ampla discussão e dividiu opinião entre os parlamentares. Contrário à proposta, o deputado distrital Israel Batista (PV) aprovou ontem uma proposta “que garante o pluralismo de ideias e liberdade de expressão nas escolas”. A proposta, que agora segue para sanção do governador Rodrigo Rollemberg, é, conforme o parlamentar, uma espécie de antídoto às tentativas de calar os professores. “O texto que aprovei é um instrumento de proteção ao educador, que vê sua liberdade de atuação ameaçada por leis da mordaça. Se nem a ditadura foi capaz de nos silenciar, não será uma lei absurda que fará isso”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado