
A primeira orquestra a se apresentar na história de Brasília está de volta à capital federal. A Orquestra Sinfônica Brasileira, que tocou na inauguração da cidade, em 1960, lança no dia 1º de abril sua primeira série de concertos local. Batizada de Ágata, a série terá quatro apresentações, que acontecem ao longo do ano no Teatro Nacional Claudio Santoro. A estreia terá como convidado especial o pianista palestino Saleem Abboud Askhar e regência do maestro titular da OSB, Roberto Minczuk.
Saleem Abboud Ashkar iniciou sua carreira aos 17 anos de idade com Zubin Mehta na Filarmônica de Israel e, aos 22, fez seudébut no Carnegie Hall, em Nova York, com a Filarmônica de Chicago, acompanhado de Daniel Barenboim. Desde então, já se apresentou com algumas das principais orquestras do mundo, dentre elas as filarmônicas de Viena e Israel e a Sinfônica de Chicago. Na temporada 2012, o músico se apresentará pela primeira vez com a Sinfônica de Londres e com a Concertgebouw. Ashkar é integrante da Orquestra da Paz, que reúne israelenses e palestinos em concertos ao redor do mundo.
Em sua apresentação com a OSB, o pianista vai interpretar o Concerto nº 1 para piano em ré menor, de Brahms. A peça, escrita em 1858, quando o compositor tinha apenas 25 anos, reflete os sentimentos de Brahms por Clara Schumann, viúva de Robert Schumann. A orquestra fará também uma homenagem a Claudio Santoro, compositor radicado em Brasilia que dá nome ao teatro, interpretando a obra Frevo, de sua autoria. O repertório do concerto inclui ainda duas obras de Richard Strauss – Don Juan, Op. 20 e Till Eulenspiegels lustige Streiche, Op. 28.
O segundo concerto da série Ágata, dia 12 de maio, terá com convidado o maestro brasileiro Marcelo Lehninger, regente assistente da Sinfônica de Boston. Em seguida, em 11 de julho, Brasilia vai receber um dos grandes destaques do ano da Temporada 2012 da Fundação OSB, a homenagem ao centenário do maestro Eleazar de Carvalho. Encerrando o primeiro ano da série na capital federal, o violonista cubano Manuel Barrueco se apresenta sob regência do maestro titular da OSB, Roberto Minczuk, no dia 11 de agosto.