
Após quatro meses de restauração o Catetinho ganha reinauguração nesta sexta-feira (20). O local que serviu de base para a construção de Brasília recebia visitas diárias do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira em 1956 até se tornar a primeira residência oficial durante a construção de capital.
O nome é uma homenagem ao Palácio do Catete, residência oficial dos presidentes da República no Rio de Janeiro. O lugar já passou por duas obras de restauração: em 1991, na comemoração de trinta e cincos anos e em 1996.
Os operários que trabalharam na construção do Catetinho, serão os grandes homenageados do dia: Dona Zenaide Santos, Seu Miguilim, Seu José Donaldo e Seu Josué Ferreira.
Confira a programação:
15h30- Concentração na Fazenda Gama. Visita à exposição da Casa da Fazenda Gama
16h- Início da caminhada com Governador e pioneiros até o Museu do Catetinho. Deslocamento dos convidados até o local do evento (trenzinho para autoridades e convidados com dificuldade de locomoção)
16h30- Descerramento da placa de inauguração.
16h45- Visita ao Catetinho. Visita à Exposição do Museu do Catetinho
17h15- Início da solenidade de Abertura do Museu do Catetinho. Subsecretário do Patrimônio: Jose Delvinei
17h30- Hino Nacional entoado por Célia Rabelo e acompanhado por piano.
17h40- Fala do Secretário de Cultura: Hamilton Pereira
18h00- Entrega de medalhas e certificados. Homenagem aos pioneiros “Post Mortem”, Homenagem aos pioneiros envolvidos na construção do Catetinho.
19h00- Início da Seresta – Apresentação Jarbas Silva Marques Show com Maria Lúcia de Godoy, Seresteiros, Início do coquetel
22h00- Encerramento.