Menu
Viva

Reality shows dominam programação

Arquivo Geral

25/04/2016 8h29

O formato conquistou os telespectadores em 2001 com a estreia de Casa dos Artistas. Hoje, os reality shows são considerados peças-chave na programação das principais emissoras do País. Exibido pelo SBT, o programa que confinava celebridades em uma casa foi certeiro e arrebatou a audiência. Atualmente, esse tipo de programa existe nos mais variados temas. No ar, romances, musicais ou disputas acirradas.

Recentemente, o Big Brother Brasil surpreendeu especialistas que julgavam o reality sem fôlego para uma 16ª edição. O programa da Rede Globo, comandado por Pedro Bial, continua a vingar. Nos últimos três meses, brigas, romances, festas e complôs na “casa mais vigiada do Brasil” quebraram recordes e movimentaram a internet, que repetia bordões e defendia seus participantes favoritos.

Nova aposta da Record, o Power Couple é um reality que promove a disputa entre oito casais de famosos. Confinados em uma casa estão celebridades como Andreia Sorvetão e Conrado (que são casados), Laura Keller, Mario Velloso, Simony, Gretchen, o sertanejo Gian e os ex-atletas Túlio e Popó.

Na última terça, Roberto Justus, que já apresentou O Aprendiz e A Fazenda (também na Record), anunciou a “DR” – Direto pra Rua, que mandou para fora o ex-boxeador Popó e sua esposa Emilene. “O brasileiro gosta de reality, envolvendo ou não famosos”, disse o presidente da emissora, Luiz Cláudio, durante evento de lançamento da nova programação, em Brasília, no mês passado.

Disputa na cozinha

A moda dos reality shows culinários é febre no Brasil. Enquanto a Rede Bandeirantes foca na terceira temporada do sucesso Masterchef Brasil, exibido às terças pela emissora, o SBT aposta em BBQ Brasil, programa no qual 14 churrasqueiros de todo o Brasil disputam provas pelo título de Melhor Churraqueiro.

Ticiana Villas Boas, que também comanda o  Bake Off, é a apresentadora da atração do reality exibido aos sábados à noite. Carlos Bertolazzi, do Hell’s Kitchen, e o especialista em churrasco, Rogério de Betti, são os jurados. Todos são exibidos no SBT.

Ponto de vista
O colunista Flávio Ricco acredita que os reality shows devem  continuar chamando a atenção do público. “Tudo quanto é competição sempre desperta a curiosidade e a torcida das pessoas”, considera. Segundo Ricco, se bem usado, o formato é sempre garantia de acerto, já que vem de um histórico bem-sucedido. “A margem de erro é muito pequena, pois o formato já é sucesso no mundo inteiro”, conclui.
 
Período de  seletivas
Que tal trocar de mãe por uma semana? Esta é a proposta do programa Troca de Família, da Rede Record. Comandado pela apresentadora Cris Flores (no centro), o reality traz participantes que têm de se adaptar a uma rotina totalmente diferente da sua por duas semanas. Com nova temporada prevista para 2017, a equipe agora viaja pelo Brasil em busca de novas mães. “A última temporada foi gravada há oito anos. Agora estamos em busca de famílias singulares para participar do reality com trocas inéditas”, explica Flores.
 
Questões de gênero na TV por assinatura
Os canais pagos oferecem histórias reais diversificadas e com temas que se transformam em assunto onde houver dois, três ou mais fãs do gênero.
Em sua segunda temporada, I Am Cait, exibido pelo canal E!, acompanha a mudança de gênero do ex-atleta norte-americano Bruce Jenner. Medalhista olímpico e pai de seis filhos de três casamentos, o padrasto de Kim Kardashian, conhecida mundialmente por meio do reality Keeping Up With the Kardashians, agora se chama Caitlyn Jenner.
Exibido pelo canal Multishow, RuPaul’s Drag Race faz sucesso nas redes sociais. Idealizado e apresentado pela querida drag queen RuPaul, o programa procura a nova “America’s Next Drag Superstar”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado