Todas as quintas-feiras, sempre às 19h30, o Teatro Brasília Shopping ganha ares de cinema com o projeto CineCult. Idealizado pela curadora Íria Martins, a proposta promove semanalmente a exibição de obras que marcaram os cinéfilos. Uma vez por mês, o público presente também tem a oportunidade de participar de um debate com cineastas locais e convidados especiais.
Em junho, o CineCult apresenta quatro películas. No dia 6, será exibido o filme Sissi, a Imperatriz, de Emst Marischka, com Romy Schneider e Karlheinz Bohn (Áustria, 1956, 1h50, 14 anos). O longa conta a história de Sissi, a imperatriz da Áustria, que depois de um luxuoso casamento em Viena percebe que terá que enfrentar todos os inconvenientes do protocolo que lhe é imposto. Sissi, a Imperatriz, é um espetáculo histórico que atualiza muitos dos estereótipos femininos, mostrando a força e o poder da mulher em lidar com os percalços encontrados pelo caminho.
No dia 13, é a vez de Imensidão Azul, de Luc Besson, com Rosanna Arquette e Jean Marc Barr (França, 1988, 2h, 12 anos). O filme é uma reflexão sobre o mar, a famosa imensidão azul. O autor, Luc Besson apresenta o que considera ser o lugar menos conhecido e mais misterioso do planeta. Um local onde as noções convencionais de tempo e espaço se diluem. Um lugar mágico e perigoso ao qual o corpo humano e seu espírito precisam se adaptar. O único lugar onde os homens se sentem em casa, na imensidão azul.
No dia 20, a tela do Teatro Brasília Shopping exibirá o premiado Encontro Marcado, de Martin Brest com Brad Pitt e Anthony Hopkins (EUA, 1998, 2h50, 14 anos). O longa narra a história de uma médica residente em Nova York, que se apaixona por um recém chegado na cidade. Dias depois, o rapaz morre em um acidente e tem seu corpo utilizado pela própria morte para abordar um magnata de sucesso na cidade e lhe dar a notícia de que chegou sua hora. Como pretende conhecer os hábitos dos humanos, propõe retardar a partida do milionário em troca de ajuda. Porém, acaba se apaixonando pela filha do empresário, propondo uma curiosa reflexão sobre as relações familiares e a hora final de cada um.
Filme seguido de debate
No dia 27, é a vez de Em nome de Deus, de Clive Donner com Derek de Lint e Kim Thomson (Reino Unido, 1988, 1h50, 18 anos). No século XII, Abelard, um respeitado filósofo e professor em Paris, é contratado para ser tutor da bela e inteligente Heloise. Rapidamente, os dois se apaixonam e precisam se esforçar para manter o relacionamento escondido, já que o professor fez seus votos de celibato. O filme narra a história de amor dos dois, além de propor a discussão sobre preconceito, pecado e a força da igreja.
O formato do debate é simples: após a projeção do filme, o moderador apresenta um tema relevante sobre a sétima arte e a plateia e convidados trocam ideias e desfrutam de um bate-papo descontraído e instigante.
Serviço:
CineCult
Datas:
Dia 6 – Sissi, a Imperatriz, às 19h30.
Dia 13- Imensidão Azul, às 19h30
Dia 20- Encontro Marcado, às 19h30.
Dia 27 – Em nome de Deus, às 19h30.
Entrada Franca
Local: Teatro Brasília Shopping
Classificação Indicativa: verificar cada filme
Mais informações para o público: (61) 2109-2122 e www.brasiliashopping.com.br

Os cinéfilos de plantão têm encontro marcado no Teatro do Brasília Shopping para conferir a temporada do CineCult.