Menu
Viva

Projeto Todos Os Sons leva programação eclética ao CCBB no domingo

Arquivo Geral

20/08/2010 18h32

A programação eclética do projeto Todos Os Sons, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), vai reunir no mesmo palco a banda de rock e ska de Brasília Móveis Coloniais de Acaju, o grupo de hip hop feminino mais premiado do DF, Atitude Feminina, e a jovem banda Sacassaia, que conseguiu destaque no universo da música eletrônica brasileira. O show começa às 17h, no domingo, com entrada franca.

Esta quarta edição do projeto, que homenageia os 50 anos de Brasília, decidiu apostar nos talentos mais recentes revelados na cidade. O Móveis é um dos principais exemplos de sucesso. Com 12 anos de história e formada por 10 pessoas, a banda alcançou reconhecimento nacional como uma das mais importantes no cenário da música independente do Brasil, e tem no currículo uma turnê pela Europa. O grupo reune gaita, trompete, escaleta e flauta a instrumentos mais comuns como guitarra, bateria e baixo, num som que batizado pela banda de “feijoada búlgara”, que mistura do rock, ska, ritmos brasileiros e do leste europeu.

A banda Atitude Feminina, formada por Hellen e Giza Black, nas rimas, e Aninha, no backing vocal, surgiu há 10 anos em São Sebastião. Sua missão de integrar o pensamento feminino ao Hip Hop chama atenção. Suas composições tratam de temas como a violência doméstica e discriminação das mulheres e logo ganharam destaque entre jovens da periferia, rádios comunitárias e produtores de eventos. A banda passou a se apresentar em todo o Distrito Federal e cidades de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Ceará e São Paulo, além de de ser premiada em festivais do gênero. Este anos, o trio feminino deve lançar seu segundo trabalho.

Formado pelo DJ/MC/compositor Gardenel, pelo músico/DJ/compositor/engenheiro de áudio Tony Roballo e pelo músico/DJ/produtor Geraldo Horta, em 2008, o grupo Sacassaia criou um som que mistura rap, reggaeton, dub, afrobeat e outras facetas da música eletrônica, latino-americana e mundial. Em pouco tempo de história, o grupo foi selecionado por programas como o Fundo de Arte e Cultura (FAC), com o qual lançaram um CD, e pela Conexão Vivo, que os leva para turnê por 11 cidades de Minas Gerais, Bahia e Pará ao longo deste ano.

O projeto Todos Os Sons levou ao palco do CCBB os músicos como Hamilton de Holanda, Gabriel Grossi, Roberto Corrêa, a banda Caraivana, o pioneiro Renato Matos e vários outros, num grande passeio pela música de Brasília. Em setembro acontece a quinta e última edição da série. No encerramento do projeto, no dia 5, os curadores Bia Reis e Guilherme Reis (também diretor e produtor do projeto) preparam um show que vai trazer, pela primeira vez a Brasília, o músico sérvio Goran Bregovic e sua Orquestra para Casamentos e Funerais. Goran é conhecido internacionalmente como um dos grandes nomes da música da Europa Oriental. O último show da série em 2010 vai acontecer, excepcionalmente, na praça do Museu Nacional da República.

 


Todos Os Sons –
Domingo, às 17h, na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul). Entrada franca. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado