Durante todo o mês de julho, os cinéfilos de Brasília terão a oportunidade de assistir a I Mostra de Longas-Metragens da capital. A proposta vem enriquecer a já tradicional Mostra de Curtas, exibida todas as quartas-feiras desde 2012 no Teatro do Brasília Shopping, que cederá, nas férias do meio do ano, espaço para uma homenagem aos cineastas da cidade que trabalham com longas.
“A ideia é promover uma programação especial em julho, aproveitando que muitas pessoas estão em ritmo de férias e podem aproveitar melhor a programação cultural”, afirma o curador da mostra, Maurício Wictzak. Os longas serão exibidos sempre as quartas-feiras, às 20h, no Teatro Brasília Shopping. A entrada é franca e todos os filmes têm censura 14 anos.
Sobre o curador – O ator e dramaturgo Maurício Witczak é Bacharel e licenciado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, da Fundação Brasileira de Teatro. Como dramaturgo, desde 1997, Maurício realiza a montagem de textos para o teatro. Como ator profissional, participou de diversos espetáculos teatrais e campanhas publicitárias na televisão. No campo da literatura, já foi finalista em concursos de dramaturgia e recebeu diversos prêmios na categoria ”Poesia e Prosa”.
Confira a programação do mês:
Dia 3 de julho: Simples Mortais (2007), de Mauro Giuntini. O filme apresenta a história de personagens imersos em suas respectivas rotinas, tentando equilibrar suas responsabilidades à instabilidade das relações afetivas. (80 minutos).
Dia 10 de julho: Rock Brasília – Era de ouro (2011), de Vladmir Carvalho. Com imagens de arquivo, filmadas por Vladimir Carvalho desde o fim dos anos 1970, o documentário encerra uma trilogia sobre a construção cultural e ideológica da capital federal e revela o nascimento das bandas Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. (111 minutos)
Dia 17 de julho: Cru (2011), de Jimi Figueiredo. Num açougue perdido no interior do Brasil, um forasteiro contrata os serviços de um matador de aluguel. O que parece ser um crime encomendado torna-se um inevitável acerto de contas entre os personagens e seus passados. (73 minutos)
Dia 24 de julho: Sagrado Segredo (2008), de André Luiz Oliveira. O cineasta busca o encontro da arte com a fé, através da Via Sacra de Planaltina. (73 minutos)
Dia 31 de julho: Sob o signo da poesia (2011), de Neto Borges. O documentário mostra as diversas vertentes poéticas da cidade, seja na métrica e na rima, na música, nas artes visuais e em outras formas de expressão. (70 minutos)
Serviço:
Mostra de Longas
Local: Teatro Brasília Shopping
Data: Todas as quartas-feiras, às 20h
Entrada Franca
Classificação indicativa: 14 anos
Mais informações para o público:
Brasília Shopping: 2109-2122
www.brasiliashopping.com.br