Menu
Viva

Pintura de Portinari é furtada de museu em Pernambuco

Arquivo Geral

15/07/2010 13h41

O quadro Enterro, do artista brasileiro Cândido Portinari, foi furtado do Museu de Arte Contemporânea (MAC) em Olinda, Pernambuco. Seguranças deram pela falta da pintura  na hora de fechar o museu, nessa quarta-feira, 14 de julho. A galeria não conta com circuito interno de câmeras e tem apenas dois vigilantes para o horário de visitação.

Segundo a diretoria do MAC, a pintura era de 1959 e fazia parte da chamada Série Azul do artista. A obra, de 23 cm x 33 cm, foi pintada em óleo sobre madeira, e fazia parte da coleção de Assis Chateaubriand. A peça é avaliada entre R$ 800 mil e R$ 1,2 milhão.

No dia do crime, 13 pessoas assinaram o livro de visitas do museu. O local está fechado para o trabalho dos peritos do Instituto de Criminalística. Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos e do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) vão investigar o roubo, mas a Polícia Federal e a Polícia Internacional também foram avisadas sobre o caso. A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), responsável pela administração do museu, peritos do Instituto Tavares Buril estiveram no local para coletar possíveis provas do crime. 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado