
O Espaço Cena inaugura sua galeria com um dos mais notáveis fotógrafos de Brasília: Juan Pratginestós. “Através” é o trabalho apresentado pelo artista entre os dias 14 de março e 24 de maio. Daniela Estrella, artista, produtora e curadora da mostra apresenta uma seleção de imagens da exposição “Janelas que Passam”, realizada pelo fotógrafo em 2005, sobre passageiros de ônibus em Brasília.
As imagens de Juan Pratginestós vão além de um simples registro. Os reflexos e fragmentos de rostos exploram a imaginação do espectador, que se depara com flashes de realidades momentâneas, apesar de únicas.
Brasília, com seu imaginário solitário, dá margem ao fotógrafo para clicar a rotina urbana incessante em um trabalho que busca analisar o universo introspectivo de quem utiliza os transportes públicos da cidade. A contemporaneidade é congelada com muita sensibilidade e torna-se um exercício reflexivo de valorização do cotidiano.
Juan Pratginestós nasceu em Barcelona e vive em Brasília desde 1962. Aqui atuou como fotógrafo do hospital Sarah Kubistcheck até tornar-se fotojornalista. Ministrou cursos na área e chegou a ser assessor da Fundação Cultural do Distrito Federal. Seu trabalho em fotografias “outdoor” começou em 1990, tendo trabalhado em organizações de renome para assuntos socioambientais, como WWF, Ibama, MMA, CNPT e PDA.
Já participou de exposições coletivas como a I Trienal de Fotografia do MASP (1980), I e II Mostras de Fotojornalismo de Brasília (1982 e 1984) e Brasil, Cenário e Personagens (1986) e teve suas individuais na cidade, como a exposição Janelas que Passam, no Centro Cultural Brasil-Espanha.