O grupo Parangolé é a principal atração da festa Ressaca do Carnaval 2010, hoje, às 22h, na AABB. Ou melhor, o Rebolation, o hit de verão deste ano, é a atração maior (leia matéria na íntegra na edição impressa do Jornal de Brasília).
O Parangolé teve uma ajudinha para disseminar o Rebolation pelo País. Ninguém menos do que as divas soteropolitanas Cláudia Leitte, Ivete Sangalo e Daniela Mercury emprestaram suas vozes para o Rebolation. Daí para a boca do povo foi um segundo. A letra simples, de ritmo marcado e repetitivo, fica mesmo como um chiclete na mente de quem ouve. E basta apenas uma vez. Ou, no caso da internet, alguns milhões de acessos.
Como a maioria dos fenômenos da geração do YouTube, o Rebolation teve a internet como grande aliado na difusão do hit. Além dos clipes oficiais da banda baiana dona do fenômeno, chove vídeos de anônomos e famosos dançando ou ensinando a coreografia. São mais de oito mil endereços, somente neste site de compartilhamento.
Em outras redes sociais, como o Orkut, o fenômeno também é assunto das principais listas de interesses. Nas mais de mil comunidades, a maior delas com quase 700 mil membros, estão reunidos os adeptos do ritmo de antes e depois do Carnaval. Algumas delas, mostam a clara adaptação do Rebolation a outros ritmos, como o trance, subgênero da música eletrônica. Além do rebolation-trance a música também é adaptada para o funk e para os passos de Michael Jackson.
No microblog Twitter, onde o importante é comentar e divulgar, não param de chegar novos posts sobre o tema. Em minutos, dezenas de pessoas escrevem alguma coisa a respeito da música. Em um dos tweets, divulgou-se um vídeo da Dança do Siri – antigo sucesso do YouTube – combinada com o Rebolation. Muita gente diz que está aprendendo a dança no YouTube ou que a escuta naquele momento.
Nos comentários também nota-se que Rebolation, além de uma música também tornou-se um termo, como no post “Vou ter que levar só no rebolation este trabalho”. Pelo Twitter, a música, além de ganhar um versão em inglês, faz parte da brincadeira “que música você é?” e “que música representa seu humor atual?”. E, de acordo com elas, muita gente está “rebolation”.
Há até quem prefira a paródia ao original. Caso dos mais de meio milhão de pessoas que acessaram o Roubolation. O videoclipe produzido e composto pelo produtor paraibano Maicow Pinto reescreve a música em abordagem bem-humorada de crítica à corrupção. Na letra, ele exorta o eleitor a botar a mão no bolso para evitar o “roubolation” e não se deixar levar pelo “prometation”, que é um verdadeiro “enganation”.
Parangolé
A banda se formou há 13 anos, porém Léo Santana, o vocalista do grupo, entrou para o Parangolé há apenas três. Rebolation foi composta por Léo e por Nenel, ex-cantor e fundador do Parangolé. Com o estouro da música e o reconhecimento do músico e dançarino como intérprete revelação do Carnaval 2009, a banda se tornou uma das mais requisitadas dá Bahia e chega a realizar 20 shows em um mês. A inspiração veio da música eletrônica. Rebolation é na verdade um passo que se faz com os pés em raves.