
Prestes a completar 90 anos, o artista plástico Milan Dusek reverencia as gravuras que criou – e que continua criando – como se fosse uma musa da belle époque. E como grande admirador que é, preenche cada espaço de sua casa no Lago Norte, onde mora desde 1972, com reproduções dos mais variados estilos. Em todos esses registros, grande parte inédita aos olhos do público, a ironia se sobressai.
“No começo, a gravura foi imaginada como algo utilitário, a natureza humana foi se aperfeiçoando, evoluindo. Hoje a olhamos como arte”, explica em tom professoral. “Talvez pela curiosidade e vontade de explorar o trabalho manual, em fazer com que as emoções fossem transmitidas pelas mãos”, observa.
Exposição e online
Com mais de 70 anos de vida dedicados à arte, Milan Dusek tem sua vasta obra revisitada agora com dois projetos importantes. O primeiro é a exposição Milan Dusek – Obra Gravada, aberta ao público, a partir de hoje, no Memorial Darcy Ribeiro – Beijódromo, campus da Universidade de Brasília (Asa Norte), com 14 gravuras.
A outra novidade é o lançamento do catálogo virtual de mesmo nome, que está à disposição na internet pelo endereço issuu.com/milandusek.obragravada/docs/milan_dusek_obra_gravada. O volume digital, recheado de ensaios críticos e depoimentos de artistas plásticos admiradores do trabalho de Dusek, reúne 180 trabalhos de gravuras, realizados pelo artista entre 1959 e 2001. Os destaques são obras com traços clássicos como Rio Antigo (1960) e o simbólico BsB In The Sky With Diamonds (sem data), uma brincadeira com o título da clássica canção dos Beatles.