Menu
Viva

O Bosque estreia nesta quinta no CCBB

Arquivo Geral

14/04/2011 9h30

Foto: Divulgação

Larissa Santiago

larissa.santiago@jornadebrasilia.com.br

 

Estreia nesta quinta-feira no teatro do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), e segue em cartaz até o dia 8 de maio, a peça O Bosque. O espetáculo é dirigido por Alvise Camozzi e o texto é de autoria do norte-americano David Mamet. A montagem, inédita no Brasil, é um projeto da Substância Produções Artísticas, de São Paulo.
 

O Bosque fala da relação entre Ruth (Cristine Perón) e Nick (Bruno Kott), um casal de cerca de 30 anos de idade que, durante as férias, decide passar um final de semana na casa de campo de Nick, em frente a um lago. A cena ocorre na varanda da casa, onde Nick passava suas férias quando criança. A peça parte da relação e do conflito entre os dois personagens, diante da evidente incapacidade de comunicação entre eles, e deles com o mundo. A viagem coloca a relação ainda precoce do casal à prova. 
 

Em conversa com o Jornal de Brasília, o ator Bruno Kott ressaltou a possibilidade de identificação entre o público e o texto de David Mamet. “Nós podemos passar para o público como é a relação do casal. Mostrar que é uma relação muito intensa, que eles precisam um do outro para viver e melhorar como pessoas. Isso é possível também pela proximidade que a narrativa tem com a plateia”, explica o ator.

A linguagem utilizada pelos atores e construída pelo autor no tece uma rede de símbolos e metáforas que estão escondidas por trás de ações e palavras minimalistas, frases interrompidas e inquietações do casal. Todas essas ações apresentadas nas entrelinhas do texto se completam com o próprio cenário, iluminação e trilha sonora.

 

Equipe

 

Toda a equipe que participa da montagem da peça veio de São Paulo para Brasília. Ela é formada por jovens profissionais que se destacaram no cenário nacional das artes cênicas. O espetáculo conta, ainda, com a cenografia de William Zarella Jr., que foi vencedor do prêmio de publicidade no Festival de Cannes.

Antes de fazer O Bosque, Bruno Kott trabalhou com Alvise Camozzi em Phoebe (2003), Bar (2005) e O Pequeno Samurai (2008/2009). Na TV ele participou da minissérie Carandiru – Outras Histórias.

“O convite para fazer a peça partiu do diretor do espetáculo, nós já trabalhamos juntos uma vez e estávamos buscando um texto que ele pudesse dirigir e nós (ele e Cristine) atuarmos. Pesquisamos esse texto durante quatro anos até chegarmos nessa peça do David Mamet, que tem uma narrativa muito especial e surpreendente”, conta o ator.

Cristine Perón, que contracena com Bruno, participou, na televisão, da minissérie Maysa – Quando Fala o Coração. No cinema ela participou dos longas Primavera e Crime Delicado.

O texto de O Bosque foi escrito pelo dramaturgo David Mamet em 1979. Mais de 30 anos depois de escrita, a peça trabalha o tema da incomunicabilidade de forma que o público deste início de século 21 se identifique. Ele antecipa questões e dilemas contemporâneos, expondo a realidade da juventude de hoje. Durante a encenação do texto, o elenco busca evidenciar a necessidade humana de se afirmar, se identificar e agir, por meio das palavras.
 
Depois das 17 apresentações marcadas para o Distrito Federal a peça segue para o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo e, depois, Rio de Janeiro.

O Bosque – A partir desta quinta até o dia 8 de maio, de quinta a sábado, às 19h30, e aos domingos, às 18h30, no teatro II do Centro Cultural do Banco de Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2 Conjunto 22). Ingressos: R$ 15 (inteira).  Informações: 3310-7087. Não recomendado para menores de 16 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado