Lady Gaga arrasou nos MTV Video Music Awards, os prêmios do canal dedicados aos melhores vídeos musicais do ano, e ganhou oito dos 13 prêmios aos quais aspirava, incluindo o de Melhor Clipe, por Bad Romance.
Outras das estatuetas que ela levou na festa – organizada na noite deste domingo no teatro Nokia de Los Angeles (Califórnia) – foram as de Melhor Clipe Pop, Melhor Clipe Feminino, Melhor Clipe Dance (todas elas por Bad Romance) e Melhor Colaboração, este último por Telephone, com Beyoncé.
Os demais prêmios foram para categorias técnicas: Melhor Coreografia, Melhor Direção e Melhor Edição, todos por Bad Romance. Além disso, Gaga aproveitou a ocasião para anunciar que o título de seu álbum seguinte se chamará Born This Way.
Entre os homens destacaram-se os prêmios para Eminem, que ficou com o de Melhor Clipe Masculino e Melhor Clipe de Hip-hop, ambos por Not Afraid; e o adolescente Justin Bieber, que ficou com o prêmio de Melhor Clipe Revelação por Baby, no qual também atua Ludacris.
O outro prêmio que foi entregue ao vivo foi o de Melhor Clipe de Rock, para 30 Seconds to Mars.
Os outros prêmios em categorias técnicas foram os de Melhor Direção de Arte, para Florence & The Machine, por Dogs Days Are Over; Melhor Fotografia, para Jay-Z & Alicia Keys, por Empire State of Mind; Melhores Efeitos Especiais, para Muse, por Uprising; e Descoberta do Ano para The Black Keys, por Tighten Up.
A cerimônia foi entediante, salvo por algum brilho nas atuações musicais, principalmente nas da dupla formada por Eminem e Rihanna, que interpretaram Love The Way You Lie; na de Florence & The Machine, com Dog Days Are Over; e na de Kanye West, que fechou o evento com uma música inédita.
A festa, apresentada pela humorista Chelsea Handler, arrancou começou bem com um “gag” protagonizado por Lindsay Lohan, que não duvidou em parodiar seus problemas com a bebida.
A atriz, em tom brincalhão, perguntou à apresentadora se estava bêbada e lhe avisou que ninguém quer trabalhar com bêbados.
A transmissão durou mais de duas horas e contou com alguns momentos engraçados, como quando Justin Bieber parecia não encontrar o caminho para o palco para pegar seu prêmio, ou os problemas que Lady Gaga teve para se levantar de seu assento, por causa de seus vestidos originais.
Entre esses modelos não duvidou em mostrar o polêmico que apareceu recentemente na capa da versão japonesa da revista Vogue, com pedaços de carne crua.
Outras atuações musicais de destaque foram as de Usher, que tentou imitar Michael Jackson com seus movimentos sobre o palco, e a de Taylor Swift, que entoou uma balada chamada Innocent que serviu de absolvição para Kanye West, após o incidente que protagonizou na festa do ano passado.
Drake, B.o.B, Hayley Williams (de Paramore) e Linkin Park, estes atuando no observatório Griffith de Los Angeles, abriram passagem para Cher, que apresentou o Melhor Clipe do Ano com um jaqueta de couro e um vestido transparente com lantejoulas, o mesmo traje do vídeo If I Could Turn Back Time, rodado há 21 anos.
A cantora e atriz comentou em tom jocoso: “Tenho sapatos que são mais velhos que a maioria dos indicados”.