Menu
Viva

Morre o anti-herói americano Harvey Pekar

Arquivo Geral

12/07/2010 16h25

Harvey Pekar, roteirista da série em quadrinhos underground American Splendor, faleceu nesta
madrugada, aos 70 anos. O quadrinista foi encontrado morto pela esposa Joice Brabner, em sua casa, em Cleveland, no Estados Unidos. As causas da morte não foram divulgadas, mas Pekar sofria de diversas doenças, entre elas o câncer de próstata. A luta contra o tumor foi tema do livro Our Cancer Year, publicado em 1994 e vencedor do Harvey Award.

A série American Splendor começou a ser publicada em 1976, quando o então arquivista Harvey Pekar passou a escrever histórias baseadas em experiências próprias para o quadrinista Robert Crumb. As edições irregulares contavam com narrativas carregadas de ironia e desprezo pelo acomodado modo de vida americano, e ilustravam situações mundanas como filas de supermercado e viagens de ônibus. A visão depressiva de Pekar sobre a própria vida tornou American Splendor um sucesso entre o público do gênero. Desde então, diversos artistas como Frank Stack e Joe Sacco ilustraram as desventuras do mal-humorado fã de jazz insatisfeito com o trabalho em um enfadonho arquivo de hospital.

A vida de Pekar também ganhou vida em uma peça teatral e no filme O Anti-herói Americano, de 2003, em que é interpretado por Paul Giamatti. O quadrinista também passou a publicar, em 2009, a webcomic The Pekar Project, atualizada com frequência graças à colaboração de diversos artistas. No Brasil, seu trabalho pode ser conferido no livro Bob & Harv – Dois Anti-heróis Americanos, publicado em 2006 pela Editora Conrad.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado