O ator americano Michael Douglas receberá no dia 24 de maio o Prêmio Chaplin da Sociedade Cinematográfica do Centro Lincoln de Nova York em reconhecimento a sua contribuição ao cinema, informou hoje a instituição cultural.
Douglas receberá o prestigioso prêmio graças a “sua produtiva trajetória como ator e produtor”, disseram os responsáveis da entidade em comunicado.
“Ao longo de sua carreira, Michael entreteve o público tanto diante das câmeras quanto como produtor”, disse a presidente da sociedade cinematográfica, Ann Tennenbaum. Ela lembrou os mais de 30 anos de experiência que acumula Douglas no cinema, na televisão e no teatro.
O ator, vencedor do Oscar de melhor ator por Wall Street: poder e cobiça, de Oliver Stone, será homenageado em um jantar de gala da 37ª edição de um prêmio já entregue a gênios como Alfred Hitchcock, Billy Wilder, Federico Fellini e Martin Scorsese.
Tennenbaum anunciou que, na cerimônia, serão projetados trechos dos filmes que tornaram Douglas famoso, como A Guerra dos Roses (1989), Assédio Sexual (1994), Meu querido presidente (1995), Vidas em jogo (1997) e Traffic (2000).
O Prêmio Chaplin, concedido em memória do ator e diretor britânico Charles Chaplin (1889-1977), também já foi entregue a nomes como Tom Hanks, Elizabeth Taylor, Dustin Hoffman, Sean Connery, Clint Eastwood, Al Pacino, Jane Fonda, James Stewart, Diane Keaton e Meryl Streep.