A capital alemã recebe, durante esta semana, cerca de 350 jovens promessas do cinema internacional, de mais de 100 países, que participam da oitava edição do Talent Campus.
O evento, que acontece no Teatro Hebbel am Ufer, em paralelo ao Festival de Berlim, serve como ponto jovens talentos que começam a despontar em alguma técnica cinematográfica em seus respectivos países.
Diretores, produtores e diretores de fotografia, entre outros, se reúnem a cada ano para mostrar suas criações, debater, e participar de oficinas e conferências.
Para poder participar, os talentos devem preencher previamente um formulário e remetê-lo à organização, junto com uma mostra de seu trabalho audiovisual.
Como fórum de discussão alternativa no Festival de Berlim, para todas estas promessas trata-se de uma oportunidade única para entrar no mercado da sétima arte, em uma edição na qual tema central de todos os debates é Straight to Cinema (“Direto ao Cinema”).
Além disso, o Talent Campus conta com o prêmio Berlim Today Award, que escolhe o melhor curta entre todos os enviados.
Outro dos pontos fortes do Talent Campus são os discursos de profissionais consagrados, que dividem conferências sobre temas concretos da atualidade cinematográfica.
O Talent Campus é se estendeu também por outras cidades do mundo, como Sarajevo, Délhi e Buenos Aires.