Menu
Viva

Jornal de Brasília inaugura espaço cultural

Arquivo Geral

14/04/2011 9h25

Curador da exposição - Eraldo Peres (Foto: Sérgio Almeida/Divugação)

Camilla Sanches

camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br

 

Com o intuito de divulgar a arte e os artistas locais, o Jornal de Brasília inaugura na próxima semana o Espaço Cultural Jornal de Brasília. A ideia partiu do diretor da empresa Lourenço Peixoto. A exposição fotográfica A Brasília Que Eu Vejo inaugura a galeria, no  dia 20.

“Queremos dar aos artistas da cidade mais um local para a exposição de seus trabalhos”, observou Peixoto, ao acrescentar que seu interesse por arte surgiu ainda na infância. “Meu avô foi professor de artes em Maceió (AL) e fundador da Escola de Belas Artes de lá. Cresci em meio à arte e sempre fui um admirador”, conta.

 

De acordo com o diretor, o Jornal de Brasília já está inserido no cotidiano da comunidade, mas não fazia parte da área cultural. “Com a criação desse espaço, buscamos fechar essa lacuna”, afirmou.

 

Arte

A princípio, a galeria – localizada ao lado do estacionamento interno do jornal, onde antes funcionava o Restaurante do Jornal – vai receber mostras de artes plásticas e lançamentos de livros e outras publicações, mas a ideia da direção é ampliar o espaço. “Pretendemos receber todas as manifestações artísticas (espetáculos de dança, teatro e shows musicais), num futuro breve”, adianta Lourenço Peixoto.

A gerente de Marketing do JBr, Amanda Lombardi, considera que “a iniciativa nasce com o intuito de contribuir com a cultura do DF”.

 

Para a inauguração e em homenagem aos 51 anos da capital federal, o Espaço Cultural Jornal de Brasília recebe, no dia 20, próxima quarta-feira,  a exposição A Brasília Que Eu Vejo, com curadoria de Eraldo Peres e participação de 17 fotógrafos. A data de abertura da exposição, diz Amanda, vem, justamente, exaltar o sentimento de festa pela comemoração do aniversário da cidade.

Ao todo, a mostra vai reunir 30 obras produzidas no dia a dia dos profissionais. “Escolhemos imagens feitas por fotógrafos da casa e fotojornalistas de outros veículos”, contou o curador, que teve três semanas de trabalho entre seleção e montagem do material.

Na curadoria, Peres privilegiou fotografias que retratam, além dos pontos turísticos e cartões-postais, cenas do cotidiano que humanizem a cidade. “Analisei um total de 90 fotos. Para selecionar as 30 que ficaram, pensei em como elas poderiam compor a mostra e dialogar dentro da exposição”, descreveu.

 

A Brasília Que Eu Vejo – De 20 de abril a 19 de maio. No Espaço Cultural Jornal de Brasília. De segunda à sexta, das 9h às 19h. Entrada franca. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado