São Paulo – Mapear, formar, fomentar, articular e difundir a cultura. Estas são as metas do projeto Rumos Itaú Cultural. Pelo 13º ano consecutivo, o Rumos lança novos editais que abarcam diversas áreas da expressão artística brasileira. A novidade deste ano está na inclusão de um edital específico para o teatro, que em anos anteriores ficou de fora do projeto, cuja prioridade foi a dança. Após três anos de encontros entre grupos de teatro de pesquisa no Brasil, a instituição chegou ao formato final para o edital. Diferente de outros editais voltados para a área, o Rumos Itaú Cultural de Teatro não contempla projetos com objetivo único de montagem, mas também voltados à pesquisa teatral.
“Percebemos durante os encontros que havia uma necessidade de promover um intercâmbio entre os grupos, cujos temas de pesquisa teatral coincidiam”, disse Sônia Sobral, responsável pela criação do edital para o teatro. A ideia principal é desenvolver trabalhos de pesquisas em conjunto. O assunto pesquisado será o meio pelo qual esses grupos de regiões diferentes se unirão para desenvolver os projetos. Os resultados podem vir na forma de peças, técnicas novas, ou qualquer outra área do teatro. “Existem vários editais que contemplam a montagem de espetáculos, ou a difusão deles com turnês, na esfera pública. O objetivo do Rumos é justamente ir além, e abarcar a pesquisa, algo que o torna vanguardista”, completou Sônia.
Ao todo serão contempladas até dez propostas de compartilhamento de práticas criativas entre grupos de teatro. Os valores de apoio financeiro foram calculados de acordo com as dificuldades de deslocamento desses grupos. “Há diferenças importantes entre os preços de passagem de avião no Brasil e fizemos o cálculo baseado nisso”, explica Eduardo Saron, superintendente de atividades culturais do Itaú Cultural. “Levar um grupo do Rio Grande do Sul para a Amazônia sai muito mais caro do que levá-lo para encontrar um grupo em Brasília, por exemplo”, acrescentou Sônia Sobral. A única exigência feita aos contemplados será a criação de um blog por um período mínimo de seis meses e dois encontros presenciais entre os grupos. Em 2011 haverá uma mostra para apresentar o resultado das pesquisas.
Além do lançamento do edital de teatro, o projeto Rumos do Itaú Cultural lança ainda esta semana os editais de literatura, música e pesquisa. Mais de 130 projetos serão contemplados só neste ano. Em 13 anos de trabalhos, o Rumos contemplou 32 projetos do Distrito Federal, entre eles a banda Móveis Coloniais de Acaju na categoria de mapeamento da música, em 2008-2009.