Menu
Viva

Guerra ao Terror é o grande vencedor do Oscar 2010

Arquivo Geral

08/03/2010 3h20

O filme “Guerra ao Terror”, de Kathryn Bigelow, venceu na noite deste domingo o Oscar de Melhor Filme, conferido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Ainda brigavam pela principal estatueta do Oscar os filmes “Avatar”, “Um Sonho Possível”, “Distrito 9”, “Educação”, “Bastardos Inglórios”, “Preciosa – Uma História de Esperança”, “Um Homem Sério”, “Up – Altas Aventuras” e “Amor Sem Escalas”.

Não foi fácil para este drama de guerra de baixo investimento abrir caminho até as salas de cinema, onde estreou em junho, nos Estados Unidos, depois de passar por vários festivais e de ser lançado diretamente em DVD em alguns países. Mas o tempo mostrou que o receio das distribuidoras não tinha fundamento.

“Guerra ao Terror”, dirigido por Kathryn Bigelow, ex-mulher de James Cameron e que ainda ficou com o Oscar de Melhor Direção, ganhou a queda-de-braço com seis estatuetas de suas nove indicações, convencendo unanimemente crítica e espectadores com sua história sobre desativadores de bombas no Iraque.

Bigelow lançou mão das ferramentas clássicas da cinematografia para gerar tensão, suspense e ação sem necessidade de grandes efeitos especiais, levando ao limite o sangue frio dos personagens.

O filme foi a grande surpresa do ano e já havia superado “Avatar” nos prêmios dos sindicatos de produtores, diretores e nos concedidos pela associação mais importante de críticos dos EUA, a BFCA.

Esta foi a primeira vez em mais 60 anos que dez produções concorreram na categoria de Melhor Filme do Oscar.

MOMENTO HISTÓRICO

A cineasta Kathryn Bigelow, responsável por “Guerra ao Terror”, fez história ao vencer na noite deste domingo o Oscar de Melhor Direção, conferido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Bigelow, a primeira mulher a conquistar o Oscar de Melhor Direção, sempre foi considerada uma das favoritas à estatueta, ao lado de seu ex-marido James Cameron, diretor de “Avatar”.

Também concorriam na categoria Quentin Tarantino, por “Bastardos Inglórios”, Lee Daniels, por “Preciosa – Uma História de Esperança”, e Jason Reitman, por “Amor Sem Escalas”.

A ex-mulher de James Cameron conseguiu com “Guerra ao Terror” seu maior sucesso artístico, o que não se repetiu no lado comercial, já que outros trabalhos como “Caçadores de Emoção” (1991), com Keanu Reeves e Patrick Swayze, tiveram uma arrecadação muito maior que os US$ 13 milhões que seu filme mais recente abocanhou até agora em território americano.

Na disputa direta com o ex-marido, Bigelow já vinha levando a melhor, com as estatuetas de Melhor Direção da Academia de Cinema e Televisão britânica (Bafta), dos Sindicatos de Produtores e Diretores dos EUA e do Critic’s Choice, a maior associação americana de críticos.

Além disso, conquistou o prêmio das associações de críticos de Austin, Boston, Chicago, Nova York, Kansas City, Las Vegas, Los Angeles, San Francisco e Santa Bárbara.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado