Menu
Viva

Gastronomia de Costa Rica no Instituto Cervantes de Brasília

Arquivo Geral

20/09/2012 15h39

(Foto:Telmo Ximenes)O Instituto Cervantes promove mais uma edição do projeto Aprenda Espanhol Cozinhando. Dentro do projeto Descobrir Hispano-América, o chef David Lechtig, da consagrada rede de Restaurantes El Paso,  ensina esse mês o famoso Picadillo de Costa Rica. A aula acontece dia 25 de setembro, às 19h30.De acordo com o chef, picadillo é um prato tradicional em muitos países latino-americanos e é feito com carne picada ou moída, tomate (ou molho de tomate) e outros ingredientes que variam por região.

 
“O picadillo da Costa Rica leva sempre o nome do vegetal que representa o principal ingrediente. Por exemplo, se for batata o ingrediente principal, então será chamado, Picadillo de Papa. O prato leva também pimentão e cebola picados, ervas e especiarias”, explica. Na maioria das vezes, o prato é servido com arroz ou usado como recheio de quitutes como tacos, pastéis salgados ou croquetes. 
 

No próximo mês, David Lechtig irá cozinhar um prato típico da Bolívia,Salteñas de Carne – Delicada massa com recheio á base de carne, legumes e condimentos bolivianos, levemente apimentas.“Nos restaurantes da rede El Paso ofereço aos clientes pratos tradicionais de diversos países da América Latina e do México. As aulas estão sendo incríveis, pois estou contando um pouquinho da história das iguarias e ainda pratico minha língua natal”, explica o chef.

 
O projeto tem como objetivo valorizar a gastronomia de diferentes regiões, praticar a língua e ainda apresentar um pouco mais sobre a diversidade cultural desses lugares. As aulas são ministradas em espanhol, porém não é preciso ter conhecimento prévio da língua. O projeto acontece uma vez por mês.  Cada aula tem capacidade para 30 alunos e as inscrições devem ser feitas na secretaria do Instituto Cervantes.  Valores por aula – R$ 50,00. Classificação livre. Informações:(61)3242-0603 

 
Sobre David Lechtig:

(Foto:Telmo Ximenes)David Lechtig é peruano nascido em Ica, cidade onde surgiu o famoso Pisco (aguardente de uva). David descobriu o interesse pela cozinha ainda muito jovem, ao acompanhar as receitas peruanas de sua mãe em dias de festa. Seu pai ingressou às Nações Unidas em 1969 e por isso morou em vários países e com isso se acostumou a experimentar todo tipo de comida. Aos 17 anos naturalizou-se brasileiro. Muito viajado, David percorreu o sul do México de carro várias vezes, visitou desde pequeno diversos países da América Central e aprendeu a apreciar sabores e iguarias de cada lugar. Depois de herdar o caderno de receitas de sua mãe, passou a se dedicar profissionalmente às panelas e fogões. Considerado um dos pioneiros da gastronomia mexicana e latina em Brasília, o restauranter dirige há 13 anos o El Paso Texas, casa especializada na culinária mexicana.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado