A 14ª edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, conhecido como Queer Lisboa, que vai ocorrer entre os dias 17 e 25 de setembro, exibirá filmes procedentes da Brasil, Espanha e Argentina, informou a organização na última terça.
O Queer Lisboa, que projetará 118 filmes, conta com as seções competitivas de melhor longa-metragem, melhor documentário e melhor curta-metragem e dedicará uma mesa-redonda ao poeta espanhol Jaime Gil de Biedma (1929-1990), entre outras atividades.
Precisamente, a mostra exibirá fora de competição O Cônsul de Sodoma (2009), de Sigfrid Monleón, obra que adapta para o cinema a biografia que Miguel Dalmau escreveu sobre Gil de Biedma.
O longa-metragem espanhol Tú eliges (2009), de Antonia San Juan, e os argentinos Plan B (2009), de Marco Berger, e El último verano de La Boyita (2009), de Julia Solomonoff, figuram na seção competitiva do festival.
Entre os curtas-metragens, concorrerem filmes como os brasileiros Professor Godoy, de Gui Ashcar, e Não Pise a Grama, de Orlando Ávila.
Na seção de documentários está o brasileiro Dzi Croquettes (2009), de Tatiana Issa e Raphael Álvarez.
A sessão de abertura do festival também terá presença do Brasil. Será exibido Do Começo ao Fim (2009), de Aluizio Abranches, uma produção que gerou polêmica devido a sua história central: uma relação entre dois meios-irmãos.