Menu
Viva

Festival de balonismo preenche o céu de Brasília

Arquivo Geral

20/04/2012 11h11

Brasília está em grande comemoração ao seu 52º aniversário e em meio a programação está o 2º Festival Nacional de Balonismo. Cerca de 20 pilotos profissionais de todos os estados virão à capital mostrar suas habilidades nos balões multicoloridos, em provas que valerão vagas na Copa Mundial de Balonismo e posições no ranking da Confederação Brasileira da modalidade, até o dia 22.Raphael Ribeiro

 

 A estrutura do festival contará com uma unidade móvel composta por três salas. Um dos espaços será destinado à preparação dos pilotos e terá capacidade para 70 pessoas. Outra, com capacidade para 15 pessoas, será equipada com aparelhos de informática para avaliação da temperatura e do clima e liberação dos pilotos pela arbitragem antes de cada prova. O terceiro ambiente será uma sala auxiliar, onde cabem 20 pessoas.

 

Além da competição, haverá balões extras para que a população faça voos cativos (com o balão preso ao chão) a uma altura de 50 metros. Os voos serão realizados durante todo o evento e serão gratuitos. Além disso, será montado um espaço móvel com cinema, música e outras atividades culturais para interação com o público.

 

Para as competições as disputas serão realizadas pela manhã, entre 7h30 e 9h30, e no período da tarde, entre 16h e 17h. O festival terá diversos tipos de provas para testar o conhecimento e a perícia dos competidores.

 

Raphael RibeiroEm uma das provas, os pilotos terão que arremessar pesos de areia em locais previamente determinados, na própria Esplanada ou em cidades satélites, e aproximar o balão do alvo no menor espaço de tempo possível. Outra modalidade exige que os pilotos posicionem o balão a distâncias mais altas ou mais baixas, conforme determinação da organização. Os pilotos serão monitorados por GPS e em tempo real por 12 árbitros que virão de São Paulo.

 

Alguns dos quesitos avaliados serão precisão e velocidade, de acordo com o tipo de prova. Os três melhores garantirão vagas na Copa Mundial de Balonismo e receberão prêmios definidos pela organização do evento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado