Máscaras, peles, berrantes, fotografias, tecidos e materiais reaproveitados se encontram na exposição “Aí A Porta Abriu”, do artista Franq Feio. A mostra inédita será apresentada na Galeria Risofloras, na Praça do Cidadão, em Ceilândia, de 16 de outubro a 10 de novembro. Com entrada gratuita, a exposição propõe uma experiência imersiva e participativa, na qual o público também poderá experimentar processos de criação artística.
A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 12h às 17h, e aos sábados, das 15h às 20h. A programação inclui visitas guiadas com tradução em Libras e audiodescrição, além de outras ações de acessibilidade. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
Estreante em uma exposição, Franq apresenta trabalhos desenvolvidos a partir do que define como uma prática de “fazedor, achador, encontrador de coisas”. A proposta parte da coleta de objetos e materiais encontrados pelo caminho, que são posteriormente transformados e colocados em relação.
“As coisas aparecem pelo caminho, são recolhidas e transformadas. Eu acho as coisas e promovo o encontro entre elas”, explica o artista.
Na exposição, diferentes materiais se cruzam: látex encontra molduras, cerâmica encontra voz, tecido encontra corpo e fotografias dialogam com lonas de banner. Para Franq, o processo ultrapassa a ideia de simplesmente encontrar objetos.
“Encontrar não significa apenas localizar alguma coisa. É estabelecer relações. Todo encontro gera fricção e ficção”, afirma.
Entre corpo, imagem e matéria
A exposição parte da ideia de que os materiais não funcionam apenas como suporte, mas também participam da construção das obras. O resultado é uma produção que transita entre escultura, imagem, corpo, vestimenta, máscara e performance.
“As fronteiras entre escultura, imagem, corpo, vestimenta, máscara e performance permanecem deliberadamente abertas”, explica o artista.
Máscaras ocupam um lugar importante nesse universo. Franq é um homem trans e artista autista, e sua trajetória é atravessada por experiências relacionadas à transformação corporal, ao mascaramento social e à percepção de si e do outro. Essas questões aparecem na exposição como elementos de investigação artística, sem se limitarem à representação de uma identidade.
Fotografias, objetos, máscaras e figuras exploram diferentes possibilidades de rostos, personas, traços e estados corporais.
Outro elemento presente na mostra são os berrantes escultóricos. A pesquisa surgiu a partir da experiência do artista com uma voz baixa e da busca por objetos capazes de ampliar sua presença. A cerâmica passou a ser utilizada para criar peças que deslocam o significado tradicional do berrante e transformam o sopro, o chamado e a voz em elementos escultóricos.
Público também participa da criação
Além de observar as obras, os visitantes poderão participar de uma experiência de “montação”. Nos dias 17 e 24 de outubro e 7 de novembro, o público será convidado a construir figuras utilizando tecidos, vestimentas, maquiagem e outros elementos disponíveis no espaço.
A sessão do dia 24 de outubro contará com tradução em Libras.
A proposta é transformar o visitante em participante do processo artístico, permitindo que cada pessoa experimente diferentes possibilidades de construção da própria imagem.
“Nesse momento o visitante deixa de ser apenas espectador e pode participar da construção da própria imagem. A experiência também coloca uma questão central da exposição: que figura pode nascer quando matéria e corpo se encontram? Uma abertura para estar, ouvir, experimentar e conviver. Venham”, convida Franq.
A programação também inclui mediação afetiva, audiodescrição, piso tátil, música, DJ, maquiagem, tecidos, berrantes, Pop Suportes, água e merenda. A abertura terá trilha comandada pela DJ Pisada de Mamute, enquanto a trilha sonora da exposição foi criada pelo musicista Mar Nóbrega. A proposta sonora dialoga com a pesquisa de Franq sobre voz, feitura, presença e movimento.
Encontros on-line
Antes e durante o período da exposição, o projeto também promove uma série de encontros on-line. As lives serão realizadas de 6 de outubro a 3 de novembro, sempre às terças e quintas-feiras, pelo Instagram @franqamente.
A programação virtual contará com a participação dos multiartistas Âmbar Moura, Fernanda Alpino, Kivi Maerzi, Déborah Alessandra, Lidi Leão, Diana Salu, Lua Cavalcante e Ana Flávia Garcia.
Serviço
Exposição “Aí A Porta Abriu”
Abertura: 16 de outubro, das 19h às 22h
Visitação: 16 de outubro a 10 de novembro de 2026
Local: Galeria Risofloras — Praça do Cidadão, Ceilândia (DF)
Horários: terça a sexta-feira, das 12h às 17h; sábados, das 15h às 20h
Entrada: gratuita
Acessibilidade: tradução em Libras e audiodescrição em atividades previstas na programação
Realização: Galeria Risofloras e Selo Cão
Mais informações: Instagram @franqamente