Para comemorar sua primeira década de existência, a Duo Companhia de Dança apresenta o espetáculo 10 Anos, 10 Momentos, Um Duo no dia 8 de outubro (sexta-feira), na Caixa Cultural Brasília. A companhia brasiliense mostrará no palco os ballets mais importantes e premiados do repertório que possui.
A proposta inicial da Duo, que iniciou sua trajetória com o espetáculo Machado de Assis Dança Homens, era de realizar trabalhos coreográficos direcionados para homens. Rodrigo Mena Barreto, fundador da companhia e responsável pela direção e coreografia dos espetáculos, conta que, no início, o corpo de dança era composto apenas por ele e por seu sócio Paulo Henrique – que hoje em dia trabalha como bailarino fora do país. “A renumeração aqui ainda é baixa”, lamenta Rodrigo. Atualmente, a Duo possui 16 bailarinos: oito homens e oito mulheres, que todo ano participam de concursos e eventos culturais. O grupo já conquistou mais de 60 prêmios em concursos por todo o Brasil.
10 Anos, 10 Momentos, Um Duo reúne coreografias, divididas por dez diferentes momentos, que marcaram a história da Companhia e o ciclo da dança de Brasília. Rodrigo garante que será uma noite eclética, abrangendo tanto danças modernas quanto clássicas. Uma das surpresas do espetáculo será a presença do cantor Angel Duarte, que participou do programa Ídolos: enquanto ele se apresenta, dois bailarinos dançam um pas de deux. A outra será o momento de improvisação: uma poesia-surpresa será recitada e os bailarinos terão que inventar uma cena na hora.
Rodrigo espera que seja uma noite especial, que motive os brasilienses a conhecerem melhor o trabalho do Duo. “Nossa expectativa é de casa cheia. Viajamos muito para dar cursos e nos apresentar fora de Brasília. Somos muito conhecidos no Centro-Oeste em geral, mas não tanto na nossa própria cidade”, finaliza.
10 Anos, 10 Momentos, Um Duo – Sexta-feira (8 de outubro), às 20h, no teatro da Caixa Cultural Brasília (SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa Econômica Federal). Ingressos: R$ 20. Podem ser adquiridos a partir do dia 2 de outubro, na bilheteria do teatro (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h). Não recomendado para menores de 10 anos. Não será permitida a entrada na sala após o início do espetáculo. Local com espaço reservado para cadeirantes.