Izabella Peregrino
O programa obrigatório para este domingo é assistir a maior premiação da indústria, a 82ª edição do Oscar, a partir das 22h, horário local. A cerimônia de entrega dos prêmios será apresentada por Alec Baldwin e Steve Martin, pela segunda vez juntos em “cena” (a primeira foi no filme recém lançado no Brasil, “Simplesmente Complicado”). A disputa pela estatueta de melhor filme foi parar na cozinha e fica entre James Cameron, com “Avatar”, e sua ex-mulher Kathryn Bigelow, com “Guerra ao Terror”, os dois favoritos ao prêmio da noite. Este último protagoniza também a mais nova polêmica de Hollywood: um produtor do filme excedeu os limites do lobby (permitido nos Estados Unidos) deixando o longa em situação complicada, com risco de perder a premiação.
Em 2009, os filmes abraçaram as críticas à sociedade de consumo, ao preconceito e uma série de outras mazelas que assolam a humanidade. Entre eles está o filme “Avatar” (James Cameron), “Bastardos Inglórios” (Quentin Tarantino), “Distrito 9” (Neil Blomkamp) e “Guerra ao Terror” (Kathryn Bigelow). Atrizes inexperientes também roubaram as telas dos cinemas, como é o caso da jovem Gabourey Sidibe que nunca havia interpretado antes do filme “Preciosa” e agora concorre à estatueta de melhor atriz ao lado da veterana e vencedora de Oscar, Meryl Streep (“Julie & Julia”), e da queridinha da América – com sua primeira indicação-, Sandra Bullock (“Um Sonho Possível”).
Gerard Butler, Bradley Cooper, Jake Gyllenhall são alguns dos apresentadores da noite, ao lado de Ryan Reynolds, Barbra Streisand, Charlize Theron e Robert Downey Jr. Sacha Baron Cohen (Borat/Brüno) e Ben Stiller teriam sido descartados para apresentar algum prêmio pelo risco de realizarem piadas indevidas.