Menu
Viva

Especial Guns: Veja trajetória conturbada da banda

Arquivo Geral

04/03/2010 22h07

 

Anos 1980

 


1985 – Ex-integrantes das bandas Hollywood Rose e L.A Guns se unem em Los Angeles, Califórnia, e formam o Guns N’ Roses.

 

1986 – A banda formada por W. Axl Rose, Slash, Izzy Stradlin, Duff McKagan e Steven Adler, lança o EP Live Like A Suicide pelo selo independente Uzi Suicide. Das quatro faixas do disco, Reckless Life, Move To The City eram de autoria da banda e as outras covers da banda australiana Rose Tattoo e da norte-americana Aerosmith.

 

1987 – Contratada pela gravadora David Geffen Company, lança o que é considerado pela crítica e pelo público um dos melhores álbuns dos anos oitenta, o Appetite For Destruction. Com 12 faixas, o disco traz clássicos da banda como Welcome To The Jungle, Nightrain, Paradise City e Sweet Child O’ Mine, música que trouxe sucesso ao grupo. Mais de 35 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo.

 

1988 – Ainda em turnê do primeiro álbum, a banda é pressionada pela gravadora para um novo lançamento. O disco GN’R Lies sai e é considerado pelo público um álbum apenas comercial por substituir o estilo atual da banda por baladas acústicas. O álbum conta com as quatro faixas lançadas no primeiro EP e mais três músicas novas – Patience, Used To Love Her, One In A Million – e uma versão acústica You’re Crazy, do álbum anterior.

 

1989 – A banda seguiu em turnê com trabalhos anteriores e não lançou nenhum material novo.

 

 

 

Anos 1990

 

 

1990 – O GN’R toca no festival Farm Aid e apresenta uma música nova, a Civil War. Foi a última apresentação com o baterista Steven Adler. Ele foi demitido da banda em agosto por não conseguir tocar normalmente devido ao abuso de cocaína e heroína. Matt Sorrum, da banda britânica The Cult, foi convidado a assumir a bateria. O tecladista Dizzy Reed ingressa no Guns. No mesmo ano, a banda lança o single Knockin’ On Heaven’s Door, cover de Bob Dylan, na trilha sonora do filme God Of Thunder.

 

1991 – A banda participa da segunda edição do Rock In Rio, no Maracanã, onde toca para uma de suas maiores platéias (140 mil). Lança os discos Use Your Illusion I e Use Your Illusion II e sai em turnê mundial. Durante as viagens, o guitarrista Izzy Stradlin sai da banda e Gilby Clarke (ex-Kill For Thrills) é chamado para assumir seu posto.

 

1992 – Em turnê Use Your Illusion, a banda passa pelo Brasil e se apresenta em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

1993- Ainda em turnês, a banda faz sua última apresentação com os “membros clássicos” em julho, em Buenos Aires, Argentina. O Guns N’ Roses lançou o álbum The Spaghetti Incident, com covers gravadas durante sessões de estúdio ao longo da turnê. A música Look At Your Game Girl foi incluída no álbum contra a vontade da banda, para satisfazer um pedido de Axl, o que gerou o primeiro desconforto entre os integrantes.

 

1994 – O guitarrista Gilby Clarke sai da banda por suas composições não serem aceitas pelos outros membros. Paul Huge assume seu lugar e a nova formação grava Sympathy For The Devil, cover dos Rolling Stones lançada no filme Entrevista com o Vampiro. A banda não aceitou bem o novo integrante, principalmente o guitarrista Slash, que não ficou satisfeito com o fato dos solos de Paul terem sido usados no lugar dos seus. Gilby foi recontratado.

 

1995 – Gilby, que foi despedido e recontratado pelo menos três vezes, processa o Guns’n’Roses após não receber os direitos que ele dizia serem dele. O GN’R processou ele também e p assunto foi resolvido com um pagamento da banda não revelado.

 

1996 – Slash deixa a banda e inicia seu próprio projeto Slash’s Snakepit, e é substituído por Robin Finck.

 

1997 – O baixista Duff McKagan anuncia sua retirada da banda.

 

1998 – O baterista Matt Sorrum é despedido. Com isso, Axl Rose, o único membro da formação original, entra em estúdio com a nova formação – Paul Huge, Robin Finck, Tommy Stinson, Josh Freese, Dizzy Reed e Chris Pittman – para regravar o álbum Appetite For Destruction, apenas para testar a banda.

 

1999 – A nova formação lança a sua primeira e única música para o filme Fim Dos Dias, a faixa Oh My God. O guitarrista Robin Finck, irritado com a demora na produção de Chinese Democracy, novo álbum em fase de produção, deixa a banda e volta para excursionar com o Nine Inch Nails, banda de Metal norte-americana. Pressionada pelos fãs que queriam receber um novo trabalho do Guns, a gravadora coloca no mercado uma coletânea de faixas retiradas de vários shows da banda durante o período de 1987-1993, chamada de Live Era: ‘87-’93, um álbum anunciado como ao-vivo, mas que, soube-se depois, Axl regravou muitas partes de vocais em estúdio para substituir os originais.

 

 

 

Anos 2000

 


2000 – O guitarrista Robin Finck volta à banda. Buckethead entra como guitarrista e traz o baterista Brian Mantia, o Brain. Axl e um produtor resolvem regravar quase tudo que já estava pronto. Em dezembro, o Guns faz seu primeiro show desde 1993, em Las Vegas.

 

2001 – O grupo faz alguns shows, dentre eles o Rock In Rio III, no Rio de Janeiro, com um dos maiores públicos de sua carreira: 250 mil pessoas. Tocaram também no House Of Blues, em Las Vegas.

 

2002 – Devido aos atrasos na gravação do álbum Chinese Democracy, o guitarrista Paul Tobias deixa a banda. Em seu lugar, entra Richard Fortus. Um produtor também resolve deixar o grupo. Axl assume o lugar dele e decide regravar o que já havia sido regravado. A turnê deste ano foi um sucesso, com shows lotados e apresentação no Video Music Awards da MTV. Em novembro, Axl cancela 16 shows.

 

2003 – As bases já gravadas de algumas músicas esperaram bastante tempo para que Axl fosse aos estúdios colocar os vocais. Em setembro, vaza uma música em um programa de rádio. O álbum é prometido para o final deste ano.

 

2004 – A gravadora manda recolher equipamento e cancela o aluguel do estúdio da banda, devido aos atrasos. O guitarrista Buckehead deixa a banda e mais uma turnê é cancelada. Sem autorização do Guns, gravadora lança a coletânea Greatest Hits, que se torna um sucesso de vendas.

 

2005 – O jornal The New York Times apresenta estimativa de que 13 milhões de dólares foram gastos na produção de Chinese Democracy.

 

2006 – Axl aparece em várias festas e eventos. Em um deles, diz: “As pessoas ouvirão música esse ano”. Algumas faixas do álbum vazam na internet e a banda pede para que links e letras sejam retirados da web. A banda fez quatro shows nos EUA, nos quais apresentou o novo guitarrista, Ron Thal Bumblefoot, e depois uma turnê europeia. Na Suécia, Axl é preso por morder a perna de um segurança. A nova promessa é de que Chinese Democracy saia em novembro de 2006, o que não acontece.

 

2007 – Mais algumas demos vazam. Acontecem turnês no Japão, Austrália e México.

 

2008 – Robin Finck retornou ao Nine Inch Nails. Novas músicas vazaram. A inédita Shackler’s Revenge foi lançada no game Rock Band 2, após muita especulação. A banda lançou a música If The World no filme Rede De Mentiras. Após tanta demora, no dia 15 de Outubro de 2008, a empresa Best-Buy, responsável pela venda do álbum nos EUA, anunciou sua pré-venda. O Guns anunciou a canção Chinese Democracy como primeiro single. A música Better foi anunciada como segundo single. No dia 23 de Novembro de 2008, Chinese Democracy foi oficialmente lançado. O guitarrista Robin Finck deixou o grupo. Em seu lugar, entrou o DJ Asbha.

 

2009 – A turnê Chinese Democracy World Tour é um enorme sucesso na Ásia. Dois shows se destacam por terem sido os maiores da história da banda, chegando a quase quatro horas de duração cada.

 

2010 – A banda marcou viagem para o Canadá em janeiro e fevereiro e, a  partir de março, turnê pela América do Sul.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado