De 6 a 12 de outubro a Embaixada da Espanha e o Instituto Cervantes celebram o Dia Nacional da Espanha com programação intensa que valoriza a diversidade cultural espanhola. A data festiva é comemorada no dia 12 de outubro, quando Cristóvão Colombo, à frente de uma armada espanhola, descobriu a ilha de Guanahani (Bahamas), convencido de que tivesse chegado à Índia. Na verdade, descobrira um novo continente, posteriormente chamado América, em referência ao navegador italiano Américo Vespucio.
Em Brasília, este ano a programação começa no dia 6 de outubro com Más que Palabras, espetáculo flamenco literário com o premiado violonista Paco Jimeno, acompanhado pela cantora flamenca Ana Fargas e pela bailarina Charo Martin.
As letras flamencas apresentadas no espetáculo respondem aos sentimentos profundos. O tocar de Paco Javier Jimeno no violão, sempre à espreita da magia inspiradora, dá o compasso à voz doce da cantora Ana Fargas e ao movimento firme da bailarina Charo Martin.
O conjunto é guiado pela guitarra, em um cenário cheio de cores, luzes e sombras, que são símbolos que expressam sensações e virtudes de amor, vida e morte, mas nada teria sentido sem a presença dessa magia única que só o flamenco sabe transmitir.
O show será realizado às 20h, na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional e comemora também a data em que o flamenco foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, 16 de novembro de 2010.
Programação:
Mostra fotográfica Miradas en Camino de Santiago 
De 27/09 a 17/10
Local: Foyer do Teatro Nacional
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca
Espetáculo Flamenco Más que Palabras
06/10
Local: Sala Villa Lobos do Teatro Nacional
Horário: 20h
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) R$ 30,00 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Concerto da OSTNCS sobre a regência do Maestro Alexis Soriano (Espanha)09/10
Horário: 20h
Local: Sala Villa Lobos. Teatro Nacional
Entrada Franca.
Classificação indicativa: Livre
Batucada Digital com a RadioGladysPalmera.com
12/10
Horário: 17h
Local: CCBB
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre