Menu
Viva

Dia Mundial do Fusca: O queridinho do Brasil em exposição

Arquivo Geral

20/06/2013 17h00

Em homenagem ao carro mais vendido do mundo, o Veteran Car Club de Brasília em parceria com o VW Boxer Clube e o Volks Clube do Goiás realizarão, no dia 22 de junho, uma exposição especial com mais de 200 carros originais, a partir da década de 40. Além do tradicional Fusca, estarão expostos toda a família Wolksvagem – Puma, Karmann Ghia, TL, Kombi, MP Lafer, entre outros. 

 

A mostra está prevista para iniciar às 10h, na sede do Veteran Car Club de Brasília – Clube de Veículos Antigos de Brasília, com entrada franca e censura livre. Para integrar a exposição basta marcar presença no dia do Evento no horário anunciado para início. 

 

O Fusca foi o primeiro automóvel da marca Volkswagen produzido no Brasil e foi líder de vendas por 24 anos.  Nos 77 anos de existência, mais de 21 milhões de unidades do veículo foram vendidas. No Brasil esta marca chegou a 3,1 milhões e até hoje conquista gerações pelo estilo simpático de ser.

 

História do Fusca

O Fusca foi criado a pedido de Hitler e Ferdinand Porsche e foi nomeado, primeiramente, de Volkswagen (carro do povo). No Brasil, o popular ganhou apelidos e foi oficialmente nomeado Fusca. Após algumas reformulações, em 1936, surgiu o primeiro modelo. Em 1939, devido ao início da Segunda Guerra Mundial, o Volkswagen acabou se transformando em veículo militar. Já no Brasil, o compacto chegou em 1950 e sua fabricação foi iniciada em 1959, conquistando a liderança de vendas por 24 anos seguidos e alcançou a marca de 3,1 milhões de unidades.

 

As primeiras importações foram independentes e feitas pela Brasmotor. Essa companhia manteve as importações até 1953, quando a fábrica Volkswagen se instalou oficialmente no Brasil. De 1953 a meados de 1959 o Fusca era importado da Alemanha. Vinha desmontado, sistema conhecido como CKD. A partir de 1959, passou a ser fabricado no Brasil, com alto índice de nacionalização.

 

 

Serviço:

Dia Mundial do Fusca: o queridinho do Brasil em exposição

Data: 22/06

Local: Museu Vivo da Memória Candanga– Via EPIA Sul, SPMS, lote D, Núcleo Bandeirante

Horário: a partir das 10h

Entrada: Franca

Censura: Livre

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado