O ator Denzel Washington ganhou neste domingo (13) seu primeiro prêmio de teatro Tony por sua interpretação na obra “Fences”, com a qual estreou na Broadway, e na qual divide o palco com Viola Davis, ganhadora também do prêmio de melhor atriz.
Em “Fences”, de August Wilson e estreada pela primeira vez em 1985, Denzel Washington interpreta Troy Maxson, um trabalhador de Pittsburgh que quis se dedicar ao beisebol em uma época em que as grandes ligas não admitiam jogadores negros.
“Minha mãe me dizia que os homens premiam e Deus recompensa. Acho que esta noite tive as duas coisas”, disse Washington, que é assim reconhecido em seu trabalho como ator na Broadway, onde estreou com esta obra, na qual Viola Davis interpreta sua esposa.
“Fences” foi também indicada entre as melhores re-estreias junto com “Lend me a Tenor”, “The Royal Family” e “A View from the Bridge”, de Arthur Miller, e que ficou com o prêmio de melhor atriz coadjuvante para Scarlett Johansson, por seu papel como Catherine.
A cerimônia de entrega da 64ª edição dos prêmios Tony aconteceu no Radio City Music Hall, de Nova York, e dela participaram vários artistas da música e da interpretação que são os rostos mais frequentes da grande tela.
O Tony, criado em 1947 e que leva o nome da atriz, diretora e produtora Antoinette Perry, é considerado o mais famoso da cena teatral americana, e equivalente ao Oscar no cinema, ao Grammy na música e ao Emmy na televisão.