Menu
Viva

Daniel de Oliveira veio à cidade para a estreia de Romance Policial

Arquivo Geral

06/06/2015 8h01

Lúria Rezende

Especial para o Jornal de Brasília

Para um ator, se ver na telona  já é uma grande conquista e motivo de orgulho. Daniel de Oliveira pode saborear desse gosto triplamente atualmente. É que ele está em cartaz na cidade com três longas. Na noite da última quinta-feira, ele estreou o filme Romance Policial, do chileno Jorge Durán, com bate-papo após a sessão.

O ano marca a boa fase cinematográfica do ator, que além das telas de cinema também está na telinha com a série da Rede Globo Amorteamo. As outras duas películas estreladas pelo mineiro disponíveis nos cinemas da capital são Sangue Azul, do pernambucano Lírio Ferreira, e o premiado A Estrada 47, de Vicente Ferraz. 

Daniel de Oliveira conta que estar em três longas em exibição simultânea foi uma coincidência. “Eu rodei os filmes em anos diferentes e agora calhou de os três estarem em cartaz”, diz o ator, em entrevista para o Jornal de Brasília. 

Para compor os personagens carregados de emoção, o artista vivenciou climas extremos nas diferentes locações, como o deserto do Atacama, as praias de Fernando de Noronha e neve, na Itália.

Na película do diretor e roteirista chileno Jorge Durán (Proibido Proibir), Daniel dá vida a Antonio, um escritor atormentado pela ausência de inspiração e que busca, numa viagem por países da América do Sul, uma nova inspiração para seus contos. No deserto do Atacama, entre vulcões e habitantes de um povoado, seu personagem se vê envolvido numa trama intensa de mentiras, memórias e mistério.

“Nós rodamos em seis semanas em lugar incrível. O povo, a cultura, as paisagens. Todos os elementos externos contribuíram para a composição do Antonio”, conta o artista. Cheio de metáforas e com um roteiro de drama e enigmas, o filme, todo falado em espanhol, é marcado pela pontuada atuação do protagonista. 

“O trabalho do Daniel é muito bom. Quando eu pensei no roteiro, foi ele quem logo me veio à cabeça”, elogia o diretor chileno.

Saiba mais
Daniel estará em mais um filme ainda este ano, em novembro: Órfãos Eldorado, de Guilherme Coelho, baseado no livro homônimo de Milton Hatoum, rodado no Pará.
No enredo, Arminto (Daniel de Oliveira) volta para a sua cidade no Pará com a missão de assumir os negócios do pai e se depara com o passado.
 
Com muito em comum
Romance Policial recebeu os prêmios de ator e atriz coadjuvante e melhor fotografia no Cine-PE, além de melhor direção e melhor fotografia, no Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE).
 
Em 2013, Daniel passou dois meses na ilha de Fernando de Noronha para interpretar Pedro, uma rapaz que volta ao lugar onde nasceu como astro de um circo que aporta no lugar para temporada. Mas ele já não se vê como Pedro. E assume a identidade de Zolah, o homem-bala, que ganha a vida sendo ejetado de canhão e conquistando moças.
 
Processo de crescimento
Na mesma busca por um resgate de si mesmo, como o personagem Antonio, de Romance Policial, Pedro retorna à ilha que abandonou há 21 anos. “São dois personagens que têm muito em comum, não só entre si, mas acredito que com todo mundo. O ser humano vive nesse processo de crescimento, de evolução”, comenta o intérprete.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado