O filme “El vuelco del cangrejo” (A reviravolta do caranguejo, em tradução livre), do colombiano Oscar Ruiz de Navia, ganhou hoje o prêmio da Federação da Crítica Internacional de Cinema (Fipresci), do 60º Festival de Berlim, para os filmes da seção Fórum, fora de concurso.
O filme dinamarquês “En Familie” (A Família, em livre tradução), de Pernille Fischer Christensen, foi o vencedor do Fipresci entre os filmes da seção oficial da competição.
“El vuelco del cangrejo” é a estreia de Ruiz de Navia e traz a fábula de um homem, em plena estagnação vital e existencial, preso em um pequeno povoado do Caribe, incapaz de reorientar seu rumo.
O filme conta o dia a dia de La Barra, uma pequena localidade litorânea do norte da Colômbia, na qual desembarca com a esperança de conseguir uma passagem de navio para deixar o país.
Os prêmios Fipresci foram entregues hoje, como ante-sala dos prêmios oficiais do júri internacional do Festival de Berlim, presidido por Werner Herzog, que serão conhecidos neste sábado na cerimônia de encerramento do festival.