Menu
Cinema

Os cinco clássicos do cinema de esportes

Jornal de Brasília

25/06/2021 10h18

Os esportes são queridos pela sociedade e pela cultura tanto como a arte do cinema. Quando as duas coisas são exploradas na mesma peça, os cinéfilos o aplaudem. E que o nível de paixão que se precisa nos esportes sempre é um bom ingrediente para qualquer drama ou caminho a vitória. Por isso, há muitos clasicos do cinema que tem como tema principal o esporte. As melhores são:

Lendas da Vida (em inglês The Legend of Bagger Vance):

 É um filme estadunidense de 2000, do gênero comédia dramática, dirigido por Robert Redford, com roteiro de Jeremy Leven baseado no romance homônimo de Steven Pressfield. Um promissor jogador de golfe perde a destreza após viver amargas experiências na Primeira Guerra Mundial.

Glory Road Estrada para a Glória

É um filme estadunidense de 2006, do gênero drama biográfico, dirigido por James Gartner, com roteiro de Chris Cleveland e Bettina Gilois baseado no livro Glory Road, de Don Haskins e Daniel Wetzel. O treinador Don Haskins aceita a oportunidade de treinar a um equipe de baloncesto da universidade. Onde vai fazer um acontecimento historico quando num momento da historia muito racista,ele começa a observar diversos bons e talentosos jogadores negros sem chances de atuarem em equipes principalmentes formadas por brancos, e resolve contratar sete desses jogadores.

Chariots of Fire (Carruagens de Fogo)

Um filme britânico de 1981, do gênero drama, dirigido por Hugh Hudson.Reparto: Ben Cross, Ian Charleson, Nigel Havers, Cheryl Campbell, Alice Krige, Ian Holm.  O primer trabalho de Hugh Hudson é tão acadêmico em termos formais como efetivo, os visuais foram muito aclamados. O filme mostra a preparação da equipe olímpica de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de 1924, em Paris. O filme foi adorado pelos Oscars, onde venceu na categoria de Melhor filme, Melhor roteiro original (Colin Welland), Melhor figurino (Milena Canonero) e Melhor trilha sonora (Vangelis). Sem dúvida, um clássico dos filmes esportivos.

Rocky 

Rocky é um filme de drama esportivo estadunidense de 1976 dirigido por John G. Avildsen é escrito e estrelado por Sylvester Stallone como Rocky Balboa.

Rocky é um desconhecido boxeador da Filadélfia que complementa sua renda como coletor. Nesta cidade ocorreu a disputa pelo campeonato mundial de pesos pesados.  Rocky treina com o ex-lutador Mickey Goldmill, enquanto o seu melhor amigo, Paulie, um trabalhador de frigorífico, o deixa praticar socos nas carcaças penduradas no freezer. O filme, feito com um orçamento de pouco mais de US$1 milhão, foi um sucesso; ganhou US$225 milhões em bilheteria global, tornando – se o filme de maior bilheteria de 1976, e ganhou três Oscars, incluindo melhor filme e melhor diretor. 

Molly’s Game (2017)

 É um filme estadunidense de 2017, do gênero drama biográfico, dirigido e escrito por Aaron Sorkin. É um filme muito especial baseado nas memórias de uma antiga campeã de esquí Molly Bloom que tem que mudar de carreira logo após um terrivel acidente, focando toda sua atenção no universo do pôquer. Incrível filme que convinha o mundo competitivo dos esportes com o mundo das apostas, como do Betano. Boa para ver ainda mais se está apaixonado pelos dois mundos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado