A vida e obra do “poeta do piano”, Fryderyk Chopin, são abordadas em um espetáculo que reúne música, teatro e dança contemporânea. O Chopin Para Crianças, que ocupou o teatro do CCBB aos sábados e domingos, encerra temporada aberta ao público neste fim de semana. Com sessões às 16h e às 18h, a montagem busca formar novas plateias para a música erudita através das crianças com uma programação de qualidade.
O espetáculo também é uma homenagem aos 200 anos de nascimento deste grande compositor. Elaborado para o público infantil, a montagem conta com os bailarinos Édi Oliveira e Dorka Hepp e os atores Cyrila Targhetta e Leandro Lacava no elenco. A direção artística e coreografias são de Giselle Rodrigues. A música do polonês será executada ao vivo, por Francisca Aquino, no piano, e Guerra Vicente, no violoncelo, e com a voz de Leandro Lacava, sob direção musical de Naná Maris.
Chopin Para Crianças faz parte de um projeto maior, realizado desde 2005. A série Concerto para Crianças percorreu vida e obra dos compositores Ludwig van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart e Edvard Grieg. A proposta sempre é traduzir fatos e partituras dos mestres para a linguagem cênica,com o uso do bom humor.
Ao longo de 50 minutos, as crianças serão apresentadas ao ícone da música na era romântica, considerado um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Detalhes de sua vida e personalidade também são trazidos à tona na peça, com sua discrição, romantismo e sua saúde frágil.
Ao mesmo tempo educativo, divertido e vibrante, o projeto coloca a música erudita em primeiro plano. Pantomima, manipulação de elementos do figurino, linguagem do clown estarão a serviço da história e da música. Com repertório é abrangente, serão executadas algumas das mais populares músicas de Chopin, como a Grande Valsa brilhante, Op. 18, conhecida das crianças por fazer parte da trilha sonora do desenho animado Pernalonga.
Chopin Para Crianças – Hoje e amanhã, às 16h e às 18h. No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul). Entrada franca. Classificação livre.