Trinta candidatos de 11 países concorrem a IV Edição do Prêmio Iberoamericano SM de literatura Infantil e Juvenil, que reconhece os autores que desenvolveram com excelência uma carreira literária no âmbito do livro infantil e juvenil na região ibero-americana.
As candidaturas foram apresentadas por instituições culturais, educativas, e associações relacionadas com a literatura infantil e juvenil da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela, informou hoje a Fundação SM, responsável pelo prêmio.
O prêmio, que é acompanhado de US$ 30 mil, será entregue no dia 30 de novembro na Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México). A concessão é decidida por um júri de cinco pessoas designadas pelas instituições que convocam o prêmio.
Em suas edições anteriores o prêmio foi ganho pelos autores Juan Farias, Gloria Cecilia Díaz, Montserrat del Amo, Bartolomeu Campos de Queirós e María Teresa Andruetto.
Junto à Fundação SM, o prêmio é convoacado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), o International Board on Books for Young People (IBBY), a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco-OREALC).