Menu
Viva

Bienal promove shows gratuitos durante esta semana

Arquivo Geral

19/04/2012 9h08

Da Redação
cultura@jornaldebrasilia.com.br

 

Eduardo EnomotoA primeira edição da Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que acontece nos gramados da Esplanada dos Ministérios até a próxima segunda-feira, proporciona ao público brasiliense muito mais que literatura, cinema e artes visuais. Também tem música, com apresentação de grandes nomes da MPB. Os shows começam esta noite e são mais atrações da festa de aniversário pelos 52 anos da cidade.

Os artistas foram escolhidos pela sua ligação com os livros e a leitura. Quem estreia o palco da Praça do Museu da República, hoje, a partir das 21h, é a dupla Kleiton & Kledir, seguida pelo cantor e ex-Titãs, Nando Reis. Tanto um quanto outro tem obras publicadas. O gaúcho Kledir Ramil, como assina suas publicações, é autor do livro de contos e crônicas Tipo Assim, obra premiada que lhe rendeu uma coluna num jornal do Rio Grande do Sul.

Rafaela FeliccianoJá o cantor Nando Reis foi cronista esportivo da Folha de São Paulo e  foi responsável pela publicação infantil Meu Pequeno São-Paulino, sobre sua paixão pelo time de futebol. Amanhã, os shows são com o menestrel Oswaldo Montenegro e a mineira Fernanda Takai, que também mantém laços com a escrita literária. “Sempre li mais do escrevi. Foram vários convites ao longo dos anos para textos em revistas diversas, até que fiquei por seis anos com uma coluna em dois grandes jornais. Isso me fez produzir com disciplina, tentando me comunicar com o maior número de pessoas possível”, conta a cantora, que é vocalista do grupo Pato Fu.

Para ela, comemorar o aniversário da capital da República com um evento que celebra o livro e a leitura é um grande passo para mudar a fama de que brasileiro não gosta de ler. “Só se aprende a gostar de ler com muito incentivo e acesso”, acredita ela. Para Montenegro, o evento motiva o público a chegar perto da arte: “Promove encontro de artistas com seus colegas e comemora, com cultura, o aniversário da cidade”, diz ele.

 

No sábado, a festa recebe a participação de duas atrações locais, o rapper GOG e a banda Capital Inicial, Fábio Borgescomandada por Dinho Ouro Preto. Domingo, as celebrações começam cedo, a partir das 10h, com shows de artistas de Brasília. À noite, Chico César e Caetano Veloso encerram, juntos, a programação de shows da Bienal Brasil do Livro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado