Menu
Viva

Bienal: atividades além dos livros

Arquivo Geral

17/04/2012 8h27

A programação da I Bienal do Livro e da Leitura de Brasília, que acontece até o próximo dia 23 na Esplanada dos Ministérios, não se restringe apenas ao lançamento de livros. Outras atividades também estão programadas com o objetivo de incentivar a leitura para visitantes de todas as idades. Ontem, alunos da rede pública receberam um crédito de R$ 40 por meio do Cartão Literário para a compra de livros. Mas mesmo sem dinheiro, os visitantes podem ter contato com outras manifestações artísticas, todas com entrada gratuita.Paula Carvalho

 

Estão em cartaz exposições que vão das artes plásticas multimídia, passando pela história do educador Paulo Freire, os desenhos de Ziraldo – um dos homenageados da bienal – até o acervo histórico do Egito Antigo. Um exemplo é 360º Paisagem Poética – uma Instalação Sonora e Visual Interativa. Formada por tecnologia interativa, a mostra é inspirada na obra O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, e apresenta uma projeção simultânea de vários vídeos que transmitem sons e imagens. O visitante senta-se em uma cadeira giratória e acompanha fluxos audiovisuais que representam quatro ambientes de contos de fadas.

 

A atração é uma obra conjunta do artista espanhol Enrique Tomás e os belgas Stefaan Van Biesen e Geert Vermeire. “Essa obra coletiva busca transmitir poesias sem palavras”, disse Vermeire, um especialista em informação digital cujas criações seguem a linha da arte digital. Van Biesen é artista multimídia e tem na participação do público a essência de seu trabalho. Enrique Tomás é artista digital e de instalações.

 

divulgaçãoParalelo à Bienal, são apresentadas no Museu Nacional da República duas mostras: Zeróis – Ziraldo na Tela Grande e O Egito sob o Olhar de Napoleão. A primeira vai até dia 29 e traz 44 telas reunindo o trabalho do chargista, cartunista e jornalista Ziraldo, em obras, em sua maioria, inéditas nos quadrinhos. Já O Egito sob o Olhar de Napoleão vai até o dia 27 de maio e traz peças da expedição ao Egito do general francês Napoleão Bonaparte.

 

Na Biblioteca Nacional de Brasília a exposição Sonhando com Paulo Freire, que segue até o dia 23, todos os dias. Tânia Quaresma, curadora e criadora do projeto, disse que a ideia surgiu como uma homenagem. “Paulo Freire completaria 90 anos em 2011. Então resolvemos fazer um projeto para homenageá-lo”, contou. A exposição é composta por 34 painéis temáticos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado