Luis Augusto
luisaugusto@jornaldebrasilia.com.br
O Distrito Federal sempre foi destaque quando o assunto é música. Daqui saíram bandas de rock e compositores famosos, como Raimundos, Renato Russo, entre tantos outros que marcaram a história da música brasileira. Agora, um novo grupo, formado no Paranoá, está pronto para mostrar que o Distrito Federal tem espaço para o forró.
Quando se fala em Paranoá, mesmo sendo uma cidade de pessoas pacatas e trabalhadoras, a primeira impressão que se tem é a da violência entre os jovens. Porém, no meio de toda essa fama que não condiz com a realidade, há lugar para a alegria. Tanto é que um grupo de quatro amigos e amantes do estilo musical, muito popular em todas as idades e classes sociais, resolveu criar o grupo de forró Xega Xia.
PRIMEIRO CD
Tocando um xote eletrônico com composições próprias, a banda elaborou um repertório capaz de empolgar massas pelo ritmo contagiante que é tocado. Branckynho, no teclado, Rose Fortuna, Ronivon Neves e Adelson Cardoso, no vocal, gravaram o primeiro CD, É Diferente, que está sendo tocado nas rádios do País. E os convites para show não param.
“Nos shows que temos feitos pelo DF ninguém fica parado. Nossa meta é tocar por todo o País, até se concretizar o grande sonho de sermos destaque nacional do ritmo e elevar ainda mais o nome de Brasília no cenário musical”, afirma o instrumentista Branckynho.
A banda nasceu depois que ele, Ronivon e Adelson, naturais da cidade de Buriti de São Francisco, em Minas Gerais, vieram morar em Brasília. Os três se encontraram com a cearense Rose Fortuna em festas na cidade e decidiram tocar juntos. Os primeiros ensaios começaram, no início deste ano, no Paranoá, onde moram. Pouco mais de oito meses depois surgiu o primeiro trabalho do quarteto com o álbum É Diferente. Agora, o grupo se prepara para atravessar a fronteira do DF e desembarcar em territórios mineiros e paulistas.
Branckynho explica que assim como o DF ganhou destaque no rock, o Xega Xia também quer destacar o forró na capital. ”Queremos orgulhar os brasilienses com um xote eletrônico, gostoso e irreverente”, ressalta.
O novo ritmo musical de Brasília fez sua estreia televisiva no último domingo, no programa Ricardo Noronha Show, na TV Brasília. O grupo atualmente negocia uma participação no Domingão do Faustão, da TV Globo. “Ainda não está 100% acertado, mas deve acontecer em breve. Podem esperar”, garante o vocalista Adelson.