O ator, diretor e produtor Buza Ferraz morreu na madrugada deste sábado, aos 59 anos. O ator fora diagnosticado com leucemia havia 13 anos e foi internado, anteontem com edema pulmonar, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ele, que viveu o Ivan da novela Páginas da Vida em 2006, sofreu uma parada cardíaca e faleceu. Seu corpo será enterrado de tarde.
Buza Ferraz começou sua carreira ainda adolescente, no teatro, mas foi na TV que se tornou famoso por interpretar o primeiro homossexual da telinha brasileira, em O Rebu (1974), de Bráulio Pedroso. A novela, na qual interpretava Cauê, foi censurada na época.
No cinema, seu trabalho vai desde 1984, quando atuou em Patriamada. Seu penúltimo trabalho para a telona, Vestido de Noiva (2000), adaptação de livro de Nelson Rodrigues, será exibido nesta segunda-feira, na programação da Rede Globo. Ferraz também trabalhou em Viva Sapato! (2002), de Luiz Carlos Lacerda; e Brava Gente Brasileira (2000), de Lúcia Murat. Sua última atuação na telona foi em Elvis & Madona (2008), de Marcelo Laffitte.
Além dos trabalhos como ator, Buza produziu a adaptação do livro Estorvo, de Chico Buarque, para o cinema, e dirigiu o filme For All – O Trampolim da Vitória (1996), que recebeu no Festival de Gramado os prêmios de melhor filme, júri popular, direção musical, direção de arte e roteiro.