A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) interditou, às 11h40 desta quinta-feira, o Show Pela Paz, evento em comemoração ao Dia do Estudante. A festa, que acontecia na Facita (Taguatinga), esperava receber 29 mil estudantes de toda a rede de educação do DF.
De acordo com a assessoria de imprensa da Agefis, o evento foi embargado por falta de alvará de funcionamento da Facita. A interdição aconteceu com tranquilidade e com o apoio da polícia militar.
“Os estudantes estão revoltados”, comentou Thiago Ferreira Dias, membro da organização. Segundo ele, no momento da interdição, havia cerca de 2 mil estudantes no local. O evento, previsto para acontecer até às 19h, tinha acabado de começar e a primeira atração do dia, um DJ, estava no final de sua apresentação. O evento, que está em seu sétimo ano, é promovido pelo Ceub e pela União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Brasília (Umesb) e sempre aconteceu na Facita. A edição deste ano festejava a implementação da Lei do Passe Livre.
“Estão vindo ônibus com estudantes de todas as cidades do DF. A rede de ensino de Brasília se mobilizou para este dia. Não sei o que estes alunos vão fazer se chegarem aqui”, relata Marcelo Sousa, que presta apoio à Organização. O evento contava com o amparo da Polícia Militar, bombeiros, Defesa Civil, Cavalaria, ambulâncias, Vara da Infância e da Juventude, além de 400 seguranças particulares contratados, segundo Marcelo.
A maior atração do Show Pela Paz seria o grupo de axé É o Tchan, que volta a ativa após fazer sucesso na década de 90. “Agora os artistas estão no hotel esperando alguma decisão. Mas não há o que fazer. A Agefis disse que não vai liberar a Facita”, lamenta Marcelo. “Interessante que há dois finais de semana houve um evento da administração aqui e ninguém veio interditar”, questiona sobre o local, que, segundo Marcelo, está há 3 meses com os documentos atrasados.
Além de É o Tchan, se apresentariam os músicos baianos Falcão (cantor da banda Guig Guetto), Reinaldo (ex-cantor do grupo Terra Samba) e Jheremmias Não bate Corner. Também subiriam ao palco os grupos do DF Alforria Rap, Banda BarracArmada, Banda H3, Banda Imagem, Boneco Doido, Collo de Mainha, MC Florzinha, Minha Metade, Mitiiê do Brasil e Swing Dance.