Menu
Viva

AfroRio e Claudio Zoli mantêm o espírito de Carnaval

Arquivo Geral

25/02/2012 7h46

Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br

Que tal misturar percussão com discotecagem, tudo junto no mesmo palco? É isso o que propõe o AfroRio, trio formado pelo DJ Dudam e os percussionistas Wellington Soares e Leg Rinsgted, dinamarquesa radicada no Brasil desde 1995. Juntos, eles são a atração da Ressaca de Carnaval, festa que começa às 22h, no Arena Futebol Clube (Setor de Clubes Sul).

O grupo traz como convidado o cantor Claudio Zoli, para uma apresentação de mais ou menos meia hora durante a festa. Os DJs Chicco Aquino & Dr. Guimarães também estão na programação.

Essa mistura de DJ e percussão apresenta um repertório de black music, samba rock e funksoul, aliados ao som de congas, pandeiros e do timbal. Uma verdadeira junção de estilos e instrumentos musicais numa live session.
“Em 1996, o Wellington fez uma festa num formato semelhante, chamada Afronautas. Durou um ano. No final de 2001, ele me convidou para fazer a AfroRio e começamos”, lembra Dudam. Ao contrário do primeiro projeto, este que eles trazem para a cidade é voltado para a black music. “O outro era mais eclético”,  diferencia o DJ.

A dupla, em companhia da DJ estrangeira – que, depois de um tempo afastada, retornou à banda em dezembro – apresenta um set list com sucessos dos rappers Jay-Z, Doctor Dree e Snoop Dogg, passando por Jorge Benjor, Michael Jackson e Marcelo D2. “O que apresentamos nas festas fora do Rio de Janeiro é o melhor do AfroRio condensado. Lá, geralmente, quando estamos em temporada, são cerca de quatro horas de show”, observa o DJ.
Na pista, o público curte de hip-hop e samba até rock e funk dos anos 1970, com o diferencial dos atabaques, surdos e pandeiros do percussionista baiano e da dinamarquesa. “Eles me acompanham enquanto faço o meu set, ao passo em que criam batidas diferentes para a música que eu toco”, conta o responsável pelas picapes na festa-show.

O AfroRio já dividiu o palco com Ivete Sangalo, Seu Jorge, Carlinhos Brown, Pedro Luís e Monobloco, Fernanda Abreu, entre outros nomes da música brasileira. Desta vez, o convidado é o cantor Claudio Zoli
“Já tocamos juntos, inclusive em Brasília mesmo, mas a primeira vez foi no Rio de Janeiro. Rolou uma afinidade e, de lá para cá, já repetimos a dose algumas vezes”, comenta Zoli. Para ele, a proposta é inovadora. “Dá uma motivação para a pista, para os shows e festas dançantes. É uma mistura boa”, considera. Na parceria de hoje à noite o cantor preparou alguns de seus maiores sucessos, como À Francesa, Flor do Futuro e Noite do Prazer.
Sobre novos projetos, Claudio Zoli adianta apenas que está em fase de pré-produção de um novo CD, só de inéditas, ainda sem data para lançamento.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado